Banca de DEFESA: EDSON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: EDSON PEREIRA DA SILVA
DATA: 20/05/2022
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/jpz-zrvp-hpe
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO SUPORTE AO ENSINO DE ELETRODINÂMICA.
PALAVRAS-CHAVES: Plataforma Arduino. Aprendizagem Ativa. Ensino de Física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A tecnologia tem transformado a sociedade moderna em vários aspectos da nossa vivência diária, e é necessário que a escola do século XXI, acompanhe essas transformações, pois o ambiente escolar é influenciado por essas mudanças. Com isso os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com novas formas de ensinar os conteúdos escolares. Dentre essas novas formas estão o uso de recursos tecnológicos como recursos instrucionais, auxiliando e motivando os discentes para uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e concreta. Tendo esta perspectiva, o presente trabalho tem a proposta de investigar como a utilização da plataforma Arduino, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica, abordando corrente elétrica, resistores e associação de resistores nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta dissertação, propusemos três roteiros de práticas experimentais contendo as informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, em cada prática experimental utiliza a plataforma Arduino ora para rodar o programa de execução do experimento, ora para aquisição e interpretação automática dos dados obtidos dos fenômenos estudados ou usado apenas como uma bateria para a realização da atividade experimental. A implementação desta intervenção pedagógica foi conduzida pelas ideias de Lev Semionovitch Vygotsky pautada na teoria sociointeracionista da aprendizagem. Para mensurarmos a eficácia da intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também observação comportamental dos discentes perante as atividades, compondo uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na qual permitiu constatar que as atividades experimentais desenvolvidas na aplicação desse trabalho resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados, proporcionado pela motivação dos alunos em aprender com os experimentos utilizando a plataforma Arduino.

Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1785903 - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
Interno - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Externo ao Programa - 2140342 - PATRÍCIA SARA LOPES MELO