Banca de DEFESA: GENILSON DE OLIVEIRA SOUZA

DISCENTE: GENILSON DE OLIVEIRA SOUZA
DATA: 01/07/2022
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: PROPOSTA DE AULAS SOBRE ASTRONOMIA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES CRIADAS NO CELESTIA E NO STELLARIUM
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Astronomia. Simulações Computacionais. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No ensino básico, a astronomia é pouco abordada, principalmente no ensino médio, no qual é uma área de suma importância na vida cotidiana do individuo, pois com o conhecimento básico de astronomia podem compreender vários fenômenos naturais como, por exemplo, ocorrência das estações do ano; como ocorrem as fases da Lua; qual a influência do Sol e da Lua na formação das marés oceânicas, além disso, se relaciona com diversas áreas curriculares causando uma interdisciplinaridade, que é defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por outro lado, na atualidade nos deparamos com a forte influência das tecnologias na educação e também no ambiente escolar e fora da sala de aula, que demonstra que as aulas tradicionais, que são ministradas da mesma forma que há décadas atrás, vem perdendo espaço para a concorrência de celulares, aplicativos, redes sociais, que por muitas vezes são mais atrativos aos alunos que as aulas tradicionais. Nesta perspectiva, desenvolvemos um produto educacional, amparado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, composto por uma coletânea de aulas de astronomia moderadas com a utilização de novas tecnologias, no caso os simuladores Celestia e Stellarium. O presente trabalho tem como objetivo, proporcionar ao professor e aos alunos uma nova ferramenta, que aliada às TDIC, compreenda e evidencie os fenômenos naturais ocorrido no cosmo e suas consequências. Assim, oportunizando a aprendizagem de forma mais atrativa e permitindo ao aluno a construção de conhecimentos significativos. O referido trabalho é parte complementar dessa dissertação e foi aplicado em uma turma composta de 24 alunos da Unidade Escolar Maria Isaias de Jesus. A metodologia de aplicação deste produto ocorreu em seis encontros. O primeiro encontro aconteceu uma explicação do que se trata a SD em questão e do cronograma de execução, após foi aplicado um questionário para colher dados dos conhecimentos prévios dos estudantes, no qual serviu de base para a metodologia aplicada nos encontros seguintes. Na sequência, foi realizado uma sequência de 4 encontros onde foi trabalhado conteúdos básicos de astronomia mediadas pelos simuladores. No ultimo encontro, solicitamos aos educandos que respondam a um questionário envolvendo questões sobre os temas debatidos na sequência e uma avaliação sobre a metodologia aplicada. Os resultados apresentados durante e ao fim da aplicação do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos alunos nas aulas de Física e inseriu tópicos básicos da astronomia no ensino de Física, além da verificação de aquisição de conhecimento sobre as Leis Físicas associadas à Astronomia.

Externo ao Programa - 2995277 - CALEBE PAIVA GOMES DE SOUZA
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA