Banca de DEFESA: JOSE MAILSON RAMOS FEITOSA

DISCENTE: JOSE MAILSON RAMOS FEITOSA
DATA: 28/11/2022
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: ASPECTOS DA FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM OS TRATAMENTOS RADIOTERÁPICOS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: physics of ionizing radiation applied to radiotherapy. high school. meaningful learning. flipped classroom methodology.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O tema Física das Radiações e suas aplicações, seja na medicina, na energia, na agricultura ou em outros campos do conhecimento, tem sido uma das temáticas previstas para ser abordada no currículo do ensino médio, o que pode ser constatado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino da Física – PCN (BRASIL, 2002), bem como, atualmente no documento Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). Tal previsão embora seja clara e necessária, esbarra em conteúdo que se entende ser complicados de se explorar por seu caráter pouco didático e instigante, ou seja, nos livros didáticos. Por outro lado, ao mesmo tempo em que se discute na literatura, a exemplo dos documentos oficiais (PCN, BNCC), tal temática nos livros didáticos da Física aparece apenas como uma espécie de apêndice, tendo em vista seu caráter quase opcional por ser pouco explorado. Assim, embora venham ocorrendo tais dificuldades, o enfoque desta temática no ensino da Física tem considerável relevância social, pois há inúmeras aplicações da mesma, por exemplo, na medicina, em que se pode trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade, ao se considerar o desenvolvimento de tecnologias médicas tão comuns e necessárias nos dias atuais. Isto posto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa de aspectos fundamentais da Física das Radiações Ionizantes aplicadas à Radioterapia a alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo como proposta uma Sequência Didática (Produto Educacional) na perspectiva da Sala de Aula Invertida. Para isso, como Produto Educacional, se desenvolveu e se aplicou uma Sequência Didática (SD) baseada num ensino e aprendizagem mais dinâmicos, com produção de significações dos conteúdos trabalhados, ao se considerar a interdisciplinaridade Física e tecnologia aplicada a partir da mediação de tal Produto Educacional e tecnologia aplicada à medicina. O Produto Educacional foi aplicado no decorrer de cinco encontros semanais, sendo que os quatro primeiros encontros em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19 ocorreram no formato ensino remoto e, o último, no presencial. Como instrumentos e técnicas de produção de dados, se fez uso da observação, dos questionários e das conversações dos grupos WhatsApp. Por fim, a discussão e análise dos dados denotaram resultados satisfatórios, pois ficou evidenciado que participantes desta pesquisa se sentiram motivados e desenvolveram significações acerca da Física das Radiações Ionizantes aplicada à Radioterapia, que no contexto de aprendizagem pela metodologia convencional (tradicional) apresentam diversas dificuldades, como por exemplo, desmotivação e não reconhecimento da relevância social dessa temática. Nesta pesquisa, pôde-se observar que ocorreu exatamente o inverso: o aluno protagonista de seu aprendizado. Enfim, as ações planejadas e desenvolvidas durante os Encontros proporcionados pela SD impactaram não somente em um aprendizado significativo aos alunos, mas, também no desenvolvimento da consciência professor/pesquisador no sentido de refletir sobre a sua prática pedagógica e, assim, repensar a organização do ensino de física.

Externo ao Programa - 1945116 - ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Externo ao Programa - 1584974 - DISNAH BARROSO RODRIGUES
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO