Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DAMASCENO NOGUEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DAMASCENO NOGUEIRA NETO
DATA: 16/11/2012
LOCAL: NPPM
TÍTULO:

Nerolidol: do potencial antioxidante aos ensaios pré-clínicos e farmacológicos

PALAVRAS-CHAVES:

ansiedade; estress oxidativo; antioxidante; Nerolidol

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Substâncias presentes em extratos de plantas mostram possuir grande atividade farmacológica, bem como capacidade de agir no sistema nervoso central (SNC). O presente estudo avaliou as propriedades antioxidantes in vitro por meio de testes antioxidantes: verificando a formação de nitrito, produção de TBARS, sequestro do radical hidroxila; e as propriedades ansiolíticasin vivo do nerolidol, em modelos (animal) experimentais de atividade locomotora e ansiedade: testes em campo aberto, labirinto em cruz elevado, claro-escuro e rota rod (avaliar possíveis efeitos miorrelaxantes). Os testes antioxidantes foram realizados nas concentrações de 0,9, 1,8, 3,6, 5,4 e 7,2 µg/mL de nerolidol. Na avaliação comportamental, os camundongos receberam tratamento via oral (v.o.) de nerolidol(25, 50, e 75 mg/Kg), salina (1mg/Kg) e diazepam (2mg/Kg) intraperitoneal (i.p.), fármaco ansiolítico usado como padrão. A maior dose do nerolidol mostrou uma diminuição em 66,87% na produção de nitrito, resultados semelhantes ao do trolox (redução de 70,66%) (análogo à vitamina C, padrão antioxidante); em relação à remoção do radical hidroxila, a maior dose usada, mostrou uma diminuição em 52,8% nesse parâmetro; já em relação à produção de TBARS houve diminuição de 73,25% em relação ao controle. Na avaliação comportamental foi visto nos grupos tratados com nerolidol, no teste do campo aberto, que houve redução no número de cruzamentos, groomings e de rearings; no teste do labirinto em cruz elevado houve um maior tempo de permanência nos braços abertos e no teste claro-escuro apresentou maior tempo de permanência no campo claro que os demais grupos. Os resultados obtidos neste estudo indicam possível atividade antioxidante e ansiolítica, sem, no entanto causar efeito relaxante muscular. Novos estudos são necessários para melhor elucidação dos potenciais terapêuticos do nerolidol.

Palavras chave: Ansiedade; estresse oxidativo; antioxidante; nerolidol.

Presidente - 1638285 - RIVELILSON MENDES DE FREITAS
Interno - 1167629 - FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA
Externo ao Programa - 1167592 - MARIANA HELENA CHAVES
Notícia cadastrada em: 23/10/2012 15:24