Notícias

Banca de DEFESA: LUCAS RODRIGUES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS RODRIGUES DE CARVALHO
DATA: 27/09/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais-Bloco 15
TÍTULO:

EPIISOPILOTURINA, UM ALCALOIDE IMIDAZÓLICO EXTRAÍDO DA PILOCARPUS MICROPHYLLUS, REDUZ OS PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS E A PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA DURANTE A COLITE INDUZIDA POR TNBS.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Crohn, Atividade Anti-inflamatória, Pilocarpus microphyllus, Epiisopiloturina.

 


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Farmacologia Geral
RESUMO:

 

A Doença de Crohn (DC) caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, acometendo geralmente o íleo e o cólon, mas pode acometer também outras regiões intestinais de forma descontinua. Um dos principais alcaloides extraídos da Pilocarpus microphyllus é a epiisopiloturina, e sua similaridade na estrutura química com a pilocarpina torna a epiisopiloturina um alcaloide promissor quanto as suas propriedades biologicamente ativas. Dessa forma, o presente estudo buscou investigar o efeito da epiisopiloturina sobre os parâmetros inflamatórios e deletérios da mucosa colônica durante a colite induzida por TNBS em ratos. Após o terceiro dia de indução da colite, a atividade antiinflamatória e antioxidante da epiisopiloturina (0,1; 0,3 e 1 mg/kg via i.p) foi avaliada. Os resultados demonstraram que a epiisopiloturina na dose 1,0 mg/kg (melhor dose) reduziu significativamente os escores macroscópicos, microscópicos e peso úmido dos cólons em relação ao grupo TNBS. O grupo epiisopiloturina foi capaz de reduzir a infiltração neutrofílica juntamente com a citocina pró-inflamatória IL-1β. A epiisopiloturina na dose 1,0 mg/kg aumentou os níveis de GSH concomitante diminuição dos níveis de MDA. O grupo epiisopiloturina demonstrou redução da imunomarcação para IL-1β, iNOS e COX-2 e redução na contagem de células por campo positivas. O grupo tratado com a epiisopiloturina conseguiu reduzir a expressão de COX-2 e iNOS no colón quando comparada ao TNBS. Com isso, a epiisopiloturina demonstrou ter um efeito antiinflamatório e antioxidante no modelo experimental de colite induzida por TNBS. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1690196 - ANDRE LUIZ DOS REIS BARBOSA
Externo ao Programa - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Interno - 423551 - RITA DE CASSIA MENESES OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/09/2016 17:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 24/02/2021 18:09