• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: OSCAR CORREIA DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSCAR CORREIA DA FONSECA
DATA: 16/03/2017
HORA: 14:30
LOCAL: NÚCLEO DE PESQUISAS EM PLANTAS MEDICINAIS - UFPI
TÍTULO: Avaliação das atividades espasmolítica e antidiarreica de Platonia insignis Mart. (Clusiaceae) em roedores
PALAVRAS-CHAVES: Bacuri. Canais de potássio. Óxido nítrico. Músculo liso. Diarreia.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Farmacologia Geral
RESUMO:

A espécie Platonia insiginis Mart. é conhecida como bacurizeiro e as sementes são  utilizadas pela população para o tratamento de diarreias. Estudos prévios com esta planta mostraram atividade antinociceptiva, antiulcerogênica, cicatrizante e efeitos cardiovasculares (LIMA et. al., 2014; SOUSA et. al, 2013; MENDES et. al, 2013). Objetivou-se investigar o efeito espasmolítico e antidiarreico do extrato etanólico (Pi-EtOH) e da fração acetato de etila (Pi-AcOEt) da casca do caule de Platonia insignis Mart. e também do extrato hexânico (Pi-EHSB) obtido da semente da mesma planta, em roedores. Para a investigação da atividade espasmolítica, in vitro, o íleo de rato foi mantido em condições experimentais adequadas para então serem induzidas as contrações. Já para os experimentos in vivo, a diarreia era induzida nos camundongos por óleo de rícino. O Pi-EtOH, a Pi-AcOEt e o Pi-EHSB tanto inibiram as contrações fásicas induzidas por CCh em íleo isolado de rato como também relaxaram este músculo pré-contraído por CCh (CE50 = 19,9 ± 1,7; 5,6 ± 0,4 e  10,5 ± 1,9 µg/mL, respectivamente) e por KCl (CE50= 13,8 ± 1,7; CE50= 9,9 ± 0,39 e 25,0 ± 1,6 µg/mL, respectivamente). Estas drogas testes inibiram as curvas concentrações-resposta cumulativa ao CCh e/ou KCl, desviando-as para a direita, de maneira não paralela com redução dos efeitos máximos, descartando um antagonismo competitivo aos receptores muscarínicos e/ou ao influxo de cálcio pelos canais de cálcio dependente de voltagem. Os canais para K+ desempenham um papel chave na regulação do potencial de membrana. Na presença de TEA+ (5mM) um bloqueador inespecífico destes canais, as curvas de relaxamento do Pi‑EtOH, da Pi-AcOEt e do Pi-EHSB (CE50= 76,8 ± 19,6; 173,4 ± 37,4 e 90,0 ± 22,8 µg/mL, respectivamente) foram significantemente desviadas (3,8; 30,9; 8,5 vezes, respectivamente) para a direita, sugerindo participação desses canais. Com bloqueadores seletivos desses canais, as curvas de relaxamento induzidas por Pi‑EtOH, Pi-AcOEt e Pi-EHSB foram desviadas para direita quando bloqueados os BKCa, SKCa, e KATP, sugerindo o envolvimento destes na ação das drogas teste. O óxido nítrico (NO) promove relaxamento do músculo liso tanto por ativação da guanilato ciclase solúvel (GC) como dos canais para K+. O bloqueio da NO-sintase, por L-NAME, e da GC pelo ODQ desviou, para a direita, as curvas de relaxamento induzidas pelas drogas teste indicando uma participação do NOS e da GC nesse efeito. Adicionalmente, o extrato Pi‑EHSB promoveu atividade antidiarreica, com repercussão no enteropooling (fluido intestinal) e no escore de severidade. Sugerimos assim que o efeito de Pi-EtOH, Pi-AcOEt e o Pi-EHSB envolve a via NO-GC, como também uma modulação positiva dos canais BKca, SKca e KATP. Ainda a atividade antidiarreica promovida pelo extrato Pi-EHSB corrobora os achados in vitro bem como o uso popular da espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 2457259 - MOISES TOLENTINO BENTO DA SILVA
Interno - 423551 - RITA DE CASSIA MENESES OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/03/2017 15:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 13:38