Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA BRITO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA BRITO DOS SANTOS
DATA: 22/09/2015
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

INVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE ALHO NA MICRORREGIÃO DE PICOS (PI)

PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento tradicional. Sistema de cultivo. Padrão tecnológico. Produção local. Comércio mundial.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O estudo trata sobre a involução da produção de alho no leito do rio, na Microrregião de Picos. A atividade é relevante porque gera emprego e renda em uma região localizada no semiárido piauiense, na qual as condições edafoclimáticas dificultam, sobremaneira, o desenvolvimento da agricultura. A questão que orienta a pesquisa será analisada em três artigos. O primeiro, intitulado “O sistema de cultivo de alho (Allium sativum L.) na microrregião de Picos (PI)”, teve como objetivos caracterizar o sistema de cultivo de alho no leito do Riachão, por agricultores familiares, nos municípios de Bocaina e Santo Antônio de Lisboa, para explicar a redução da produção, verificando se a forma como o material propagativo (alho semente) é selecionado contribui para a erosão genética de alho na região. O segundo, “A comercialização do alho (Allium sativum L.) no Nordeste brasileiro: as repercussões da concorrência do alho importado no mercado de alho do Piauí”, analisar as consequências da concorrência do alho importado de outros países e de outras unidades da federação no mercado de alho do Piauí, foi o objetivo. E o terceiro, “Os efeitos das barragens sobre o cultivo do alho no leito do rio, na microrregião de Picos”, objetiva avaliar os impactos das barragens sobre o cultivo de alho nos municípios de Francisco Santos, Bocaina e Santo Antônio de Lisboa. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se dados secundários e primários. Para os dados secundários consultou-se as estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (AliceWeb), e a pesquisa de Produção Agrícola Municipal – Culturas Temporárias e Permanentes/IBGE, e para coleta dos dados primários aplicou-se 46 entrevistas, sendo 27 com ex-produtores e 19 com produtores; estas foram regularizadas pelo Certificado de Apresentação para Apreciação Ética de número 0194.0.045.000-11,  pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI (Universidade Federal do Piauí). A análise de conteúdo foi o método utilizado. As características do cultivo do alho no leito do rio, no Piauí permaneceram, o que pode ser evidenciado pela comparação entre o sistema de cultivo atual com aquele utilizado a quarenta anos atrás, de acordo com a literatura existente. A atividade é desenvolvida sem orientação técnica, baseada apenas no conhecimento empírico. As transformações das condições naturais pela construção de barragens ao longo dos rios, e também por períodos de chuvas instáveis, associadas às ocorrências de doenças e pragas no cultivo, provavelmente pela utilização do alho semente contaminado por vírus e ácaros e, possivelmente, também pela utilização de uma única cultivar, a inexistência de políticas públicas de amparo à atividade e a descontinuidade no processo de aprendizagem, baseado no conhecimento passado de pais para filhos, com a ida da grande maioria dos filhos dos entrevistados para o estado de São Paulo, são fatores responsáveis pela involução da cultura.

Externo à Instituição - ALYNE MARIA SOUSA OLIVEIRA - IFPI
Externo à Instituição - FRANCISCO CASIMIRO FILHO - UFC
Presidente - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES