Banca de DEFESA: ALEXANDRE NOJOZA AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE NOJOZA AMORIM
DATA: 13/10/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

QUINTAIS URBANOS DE TERESINA (PI): CULTIVO DE ESPÉCIES ÚTEIS E APEGO AO LUGAR

PALAVRAS-CHAVES:

Quintal urbano. Apego ao lugar. Etnobotânica. Afeto. Senso de lugar.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

a

Quintais são espaços em torno das residências onde ocorre o cultivo de espécies vegetais que apresentam usos diversos, constituindo-se como um microssistema onde acontece vinculação afetiva. Objetivou-se caracterizar a fitodiversidade de quintais urbanos de Teresina (PI), levantar os usos dados aos vegetais cultivados, além de analisar os fatores que contribuem para a vinculação afetiva do mantenedor com o espaço do quintal. De um universo de 201.093 casas, foram amostrados 96 quintais urbanos (e=10%, nc=95%),em entrevistas semiestruturadas com cada mantenedor, enquanto os vegetais eram coletados in situ no momento da realização da turnê-guiada, seguindo-se metodologia usual, identificados e incorporados ao herbário Graziela Barroso (TEPB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), quando possível. A pesquisa foi submetida à apreciação ética, no Comitê de Ética na Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, e foi aprovada segundo o nº CAAE 20529114.1.0000.5214. Os dados foram reunidos em planilhas eletrônicas e calculados o índice de Shannon (H’) para cada quintal, curva de rarefação para atestar a suficiência amostral e o índice de correlação de Pearson (ρ) a fim de verificar relação entre a área e diversidade vegetal dos quintais. Estes foram comparados em similaridade em relação à diversidade vegetal e construído o dendrograma. Para entender o apego ao quintal, foi utilizada técnica “a walk around the block” (Caminhada em torno do quarteirão) e da escala likert para ajudar na quantificação dos dados. Os quintais apresentaram heterogeneidade, sobressaindo-se as famílias Cactaceae (12 espécies), Euphorbiaceae (11), Araceae/Lamiaceae (6), Arecaceae/Orchidaceae/Myrtaceae (5), Poaceae/Solanaceae (4). Houve equilíbrio entre herbáceas, arbustivas e arbóreas (36, 32 e 31%, respectivamente). As categorias de uso ornamental (77 espécies), medicinal e alimentar (47) foram as que tiveram maior número de citações. Gripe (73 citações), calmante (45) e dores de barriga, estômago ou má digestão (45) foram as enfermidades mais referidas e tratadas pelo conjunto de plantas identificadas. O manejo é realizado pelas mulheres (80%, 77) que utilizam 42 minutos (média) diários. Estes são utilizados principalmente para lavagem de roupas (61,5%) e para lazer (19%). Desconhecem o que seja sustentabilidade ambiental (51,5%), mas reconhecem o calor (47%) e o lixo urbano (30,9%) como grandes problemas ambientais. Foram unanimes em considerar o quintal importante na residência, que gera sentimentos bons (41%) e muito bons (59%) e que faz lembrar da infância (87%). O valor de Pearson (ρ = 0,1926) mostrou não haver correlação entre a diversidade e área. O manejo é dado pela mulher e destaca-se o cultivo de plantas ornamentais, medicinais e alimentares.

Palavras-chave: Quintal urbano. Apego ao lugar. Etnobotânica. Afeto. Senso de lugar.

Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Externo ao Programa - 047.115.993-04 - JOSE LUIS LOPES ARAUJO - UFPI