Banca de DEFESA: EDNA MARIA FERREIRA CHAVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA MARIA FERREIRA CHAVES
DATA: 29/10/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

PLANTAS SILVESTRES E PRÁTICAS ALIMENTARES POPULARES EM ÁREAS DE CARRASCO, SEMIÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL

PALAVRAS-CHAVES:

Etnobiologia, Etnobotânica, Etnonutrição, conhecimento rural, saberes tradicionais

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As plantas alimentícias silvestres estão dentre os recursos vegetais que têm contribuído para o atendimento das necessidades nutricionais básicas de famílias em todos os continentes e são consideradas importantes para as políticas que visam à segurança alimentar. Objetivou-se no cômputo geral conhecer as plantas silvestres que ocorrem de forma espontânea na fitofisionomia do carrasco e que são utilizadas na alimentação, além de resgatar as práticas alimentares populares com uso dessas plantas nas comunidades Bebedouro e Oiticica, município de Buriti dos Montes e Itapecuru e Pinga, Cocal, Piauí. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE nº 02773212.0.0000.5214) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi entrevistada uma pessoa maior de 18 anos por unidade familiar, em 100% das residências habitadas. Espécies foram selecionadas para a realização de testes visando avaliar a  composição química e atividade antioxidante in vitro, seguindo-se metodologia usual. A partir das 93 entrevistas realizadas com auxílio de formulário semiestrutuado foram identificadas 79 espécies silvestres alimentícias, pertencentes a 33 famílias e 65 gêneros, distribuídas em 28 subcategorias de uso associadas às praticas alimentares populares.  Dessas espécies, 43 foram indicadas para uso emergencial e 36 para não emergencial. Houve consenso entre os informantes quanto às práticas alimentares específicas; a correlação entre idade e gênero com o número de espécies conhecidas variou entre as comunidades; e os fatores ecológicos verificados influenciaram na seleção e no uso de espécies alimentícias conhecidas.  A caracterização química e a atividade antioxidante in vitro revelaram que macambira (Bromelia laciniosa Mart. ex Schult.), jatobá (Hymenaea martiana Hayne), taturubá (Pouteria macrophylla (Eyma) Aubl.) e jacarandá (Swartzia flamingi var. psilonema (Harms) Cor.) são ricas em carboidratos, possibilitando sua utilização para complementação calórica diária. As espécies H. marciana, P. macrophylla e Randia armata (Sw.) DC. (taturapé) destacaram-se em compostos bioativos e em atividade antioxidante in vitro. Porém, mesmo as espécies que apresentaram menores teores desses compostos, B. laciniosa, Melocactus zehntneri (Britton & Rose) Luetzelb. (coroa-de-frade), Pilosocereus gounellei Juss. (xiquexique) e S. Flaemingi (jacarandá), foram consideradas plantas alimentícias importantes por estarem disponíveis em períodos de escassez de alimentos. As espécies H. martiana e P. macrophylla destacaram-se em capacidade para reduzir os radicais livres ABTS•+ e DPPH·. Concluiu-se que as comunidades estudadas conhecem e usam plantas alimentícias silvestres emergenciais e não emergências e identificam as subcategorias de uso alimentar para cada espécie; que há consenso entre os informantes sobre as subcategorias de uso dessas espécies; que a capacidade preditiva dos fatores idade e gênero, em relação ao número de espécies conhecidas, variou entre as comunidades, portanto não predizendo o conhecimento em todas; que os fatores ecológicos analisados influenciaram a seleção e o uso alimentício das espécies conhecidas; e, ainda, que as espécies analisadas possuem substâncias que justificam o uso na alimentação.

Externo à Instituição - ALESSANDRO DE LIMA - IFPI
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Externo à Instituição - JOSE LUIS LOPES ARAUJO - UFPI