Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do TROPEN
TÍTULO:

SISTEMAS HÍBRIDOS PARA O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NA COMUNIDADE ROÇA DE BAIXO, PAULISTANA (PI)

PALAVRAS-CHAVES:

Energia solar; Energia eólica; Sistemas Hibridos; Sustentabilidade

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O trabalho apresentado faz uma abordagem dos sistemas híbridos como alternativas sustentáveis para o fornecimento de energia elétrica em comunidades rurais do estado do Piauí. Seu objetivo geral é verificar a viabilidade técnica e econômica da utilização destes sistemas em comparação com o sistema de abastecimento convencional de energia elétrica a fim de se estabelecer uma alternativa sustentável. A região de estudo escolhida foi a comunidade Roça de Baixo localizada na zona rural do município de Paulistana-PI e situada a 30 km da sede do mesmo. A razão da escolha se deve ao fato da comunidade não possuir energia elétrica e por reunir condições naturais favoráveis ao aproveitamento das energias solar e eólica. Inicialmente, caracteriza-se a região de estudo a partir do seu perfil diário e mensal de velocidade média do vento e dos índices de radiação solar obtidos a partir da Plataforma de Coleta de Dados do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no município de Paulistana. A partir destes dados estimou-se o potencial de produção de energia eólica e solar fotovoltaica da região. Através de visitas in loco, fez-se o levantamento do perfil da demanda de energia a ser atendida pelo sistema híbrido. Utilizando-se o software HOMER, simulou-se o sistema híbrido para duas configurações: uma com fontes renováveis (eólica e solar fotovoltaica) e outra com inclusão de gerador a diesel neste sistema. Em seguida realiza-se a análise da viabilidade técnica e econômica dos sistemas híbridos propostos. Pelo aspecto técnico, ambos os sistemas híbridos se mostraram viáveis. Já com base na análise econômica, os resultados não apresentaram viabilidade, pelo menos para a comunidade em estudo, cuja distância para a rede convencional de energia é de 5 km. No entanto, quando se aumenta essa distância para 10 km e 15 km verifica-se a viabilidade econômica de ambos os sistemas híbridos.

Presidente - 1167538 - JOSE MACHADO MOITA NETO
Interno - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Externo ao Programa - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Externo ao Programa - 1983254 - BARTOLOMEU FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR