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Banca de DEFESA: ERMÍNIA MEDEIROS MACÊDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERMÍNIA MEDEIROS MACÊDO
DATA: 21/10/2021
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/xas-rokm-maz
TÍTULO: Experiências socioprodutivas em comunidades quilombolas do semiárido piauiense
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimentos Tradicionais. Dinâmicas socioculturais. Etnobotânica. Quilombos.
PÁGINAS: 216
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As comunidades tradicionais são grupos socialmente e culturalmente diferenciados que apresentam
características muito peculiares em seu processo de desenvolvimento. Não obstante terem sido,
durante muitos anos, vitimadas por um processo desigual e não inclusivo, seus membros trazem
consigo heranças positivas como a riqueza dos saberes tradicionais que propiciam possibilidades de
sobrevivência por meio de experiências socioprodutivas promotoras de dinâmicas socioambientais
que atuam como facilitadoras ao desenvolvimento local e convergem com a ideia de sustentabilidade.
Dentre esses grupos, inserem-se os quilombolas, povos que têm na sua história marcas do processo
de escravidão. A questão central desta investigação direciona-se em saber: a forma com que as
experiências socioprodutivas estão organizadas nas comunidades quilombolas promovem dinâmicas
socioambientais? Como hipótese, acredita-se que o desenvolvimento em alicerces sustentáveis é
prerrogativa para alcançar crescimento socioeconômico aliado à conservação ambiental e cultural e
que as experiências socioprodutivas exercidas nas comunidades Custaneira e Tronco não provocam
degradação ao meio ambiente e promovem a sustentabilidade ambiental, social e cultural. Ademais,
ao agirem de forma intuitiva, seguem os padrões estabelecidos pela ciência, por meio dos
conhecimentos tradicionais, da transmissão dos saberes e dos processos simbólicos. Nesse sentido,
objetivou-se levantar as experiências socioprodutivas nas comunidades quilombolas Custaneira e
Tronco no contexto do fortalecimento dos conhecimentos tradicionais e do desenvolvimento
sustentável local. Os procedimentos metodológicos estão alicerçados nos métodos abordagem
etnográfica e história de vida. As técnicas de rapport, observação participante, não participante e
turnê-guiada foram utilizadas aliadas aos instrumentos de apoio diário de campo, gravador de voz e
registro fotoetnográfico. Foram aplicados 144 formulários padronizados entre os moradores. Os
dados foram tabulados em planilha de Excel e analisados por meio do software SPSS versão 24. Para
as variáveis qualitativas foram calculadas frequência absoluta e relativa. As variáveis quantitativas
foram resumidas por meio das estatísticas: média, desvio padrão, mínimo e máximo. Os teste quiquadrado e exato de Fisher foram utilizados para verificar possíveis relações de dependência entre as
variáveis e adotado um nível de significância de 5%. As comunidades registram baixos níveis de
escolaridade, predominância do gênero feminino e estado civil casado. Há primazia de adultos entre
25 a 59 anos com ganho mensal abaixo de um salário mínimo, residente mais de 30 anos nas
comunidades e morando em casa própria, com estrutura de alvenaria, cobertura de telha e piso de
cimento. São majoritariamente trabalhadores rurais cuja produção é, quase sempre, para consumo
próprio. O milho (Zea mays L.), feijão (Phaseolus vulgaris L.), e mandioca (Manihot esculenta
Crantz) são as principais culturas produzidas. As experiências socioprodutivas locais envolvem o
modo de fazer dos alimentos, as formas de utilização dos recursos naturais, a relação sagrada com os
animais e plantas, a obediência ao ciclo lunar, as manifestações culturais, o calendário festivo e a
relação com o território. A utilização de plantas medicinais e místicas se insere no cotidiano das
comunidades Custaneira e Tronco, que são reconhecidas por uma dinâmica cultural fortemente
vinculada às lendas, mitos e crendices, por meio dos quais se revelam simbolismos cosmológicos
determinantes ao modo de vida local. Há um contexto favorável ao etnoturismo representado nas
paisagens cênicas, culinária, lugares sagrados, festividades, danças, cosmologia, artesanato e na
sólida organização política. A cultura exerce forte influência na construção do arranjo local, assim
como uma significativa capacidade de resiliência e efetiva participação dos moradores nas decisões
locais e a sustentabilidade está nas ações locais por meio desse sistema de saberes que se projetam namaneira equilibrada de manejar os recursos locais, na produção de subsistência, na reprodução de
suas práticas culturais, e, principalmente, na manutenção dos conhecimentos tradicionais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167785 - ROSELI FARIAS MELO DE BARROS
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES
Interno - 1354664 - WILZA GOMES REIS LOPES
Externo à Instituição - MARIA PESSOA DA SILVA - UESPI
Externo à Instituição - Janaína Alvarenga Aragão - UESPI
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA - UFC
Externo à Instituição - ANTONIO JOAQUIM DA SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 05/10/2021 14:53
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