Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA SAMPAIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA SAMPAIO DA SILVA
DATA: 23/09/2019
LOCAL: Sala de Vídeo 1, do Centro de Ciências Humanas e Letras, campus Min. Petrônio Portella, Teresina-PI
TÍTULO: A FILOSOFIA COMO ATIVIDADE DE CRIAÇÃO CONCEITUAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE INTERVENÇÃO FILOSÓFICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de filosofia; ensino médio; criação de conceitos; oficinas de conceitos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia

Esta dissertação intitulada “A filosofia como atividade de criação conceitual: uma proposta metodológica de intervenção filosófica”, propõe verificar a prática do ensino de filosofia no ensino médio, tendo como perspectiva a possibilidade de uma abordagem pedagógica voltada para um ensino ativo, criativo e dinâmico que possibilite provocar experiências do pensamento. Busca-se, neste estudo investigar como o ensino de filosofia, enquanto atividade de criação conceitual, constitui-se numa proposta pedagógica na prática do professor de filosofia como profissional do ensino médio, além decolocar como elemento norteador da prática desse profissional uma proposta de abordagem do ensino dessa disciplina com estudantes do ensino médio. Esta investigação terá como estratégia metodológica uma intervenção filosófica para compreender o trabalho com conceitos filosóficos no ensino médio a partir da perspectiva da filosofia como atividade criadora,transformando, assim, a aula de filosofia em oficinas de conceitos. A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo teórico e prático que buscou implementar nas aulas de filosofia do ensino médio tais oficinas de conceitos, acreditando que essa proposta metodológica possa contribuir,de forma relevante, à prática do professor e instaurar a possibilidade de promover nos estudantes a capacidade de adquirir uma atitude filosófica diante do mundo e dos problemas ao seu tempo. A metodologia adotada articula uma pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo e, em vista deste recurso, o presente estudo culminou na execução de uma proposta de intervenção filosófica em sala de aula. Os objetivos do estudo são: implementar nas aulas de filosofia em uma escola-campo de nível médio da zona urbana do município de União-PI aporte teórico deleuziano acerca da proposta metodológica para o ensino dessa disciplina como atividade de criação conceitual usando-se, para isso,oficina de conceitos; sensibilizar os professores de filosofia sobre essa proposta metodológica do ensino dessa disciplina,e promover tais oficinas com alunos do 1º ano do curso de Administração da escola-campo para implementação da proposta metodológica da pesquisa. O estudo tem como fundamentação teórica a perspectiva filosófica de Gilles Deleuze e como proposta metodológica os estudos de Sílvio Gallo.

Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1210409 - DEYVISON RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2521992 - FERNANDA ANTONIA BARBOSA DA MOTA
Presidente - 1446976 - JOSE RENATO DE ARAUJO SOUSA