Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIANA MARIA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIANA MARIA DA COSTA
DATA: 25/03/2022
LOCAL: Banca na modalidade remota - Link será informado em data mais próxima ao evento.
TÍTULO: O ensino da Filosofia e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento Deweyano.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia; Filosofia; John Dewey; Autonomia.
ÁREA: Filosofia

Este trabalho é uma pesquisa em andamento relativa à dissertação do mestrado profissional (PROF_FILO) da Universidade Federal do Piauí-UFPI no qual procura-se apresentar uma discussão acerca do ensino de Filosofia mediada pelo uso de Metodologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs): um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento Deweyano. Durante toda a sua carreira, Dewey, principal representante do Pragmatismo, desenvolveu uma filosofia que põe fim a dicotomia teoria e prática, mostrando através de um modelo educacional desenvolvido por ele essa integração. Procura-se saber como as tecnologias de comunicação e informação podem subsidiar o ensino de maneira que o estudante consiga se apropriar dos conceitos filosóficos e vinculá-los à sua vida prática bem como conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Filosofia; relacionar pensamento e ação em Dewey e a prática pedagógica vivenciada por alunos e professores no chão da escola, demonstrando a importância da autonomia no processo de aprendizagem. O primeiro capítulo traz a contextualização sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar, reflexão com base na obra “O que é virtual” do filósofo contemporâneo Pierri Levy (2001). Nela, ele aborda conceitos como virtualização e inteligência coletiva; buscou-se fazer a relação entre o ensino da Filosofia mediado pelas tecnologias e os seus usos no Ensino Médio a luz do Pragmatismo de John Dewey. No segundo capítulo, aborda-se a teoria de John Dewey, a forma como o mesmo acolheu e desenvolveu temas e problemas pertinentes à Educação. Por fim, pretende-se junto à escola de tempo integral Maria Antonieta, localizada na cidade de Valença do Piauí, desenvolver um projeto de intervenção que consista na produção de uma série de Podcast referentes aos temas que serão trabalhados em aula e veiculá-los às principais plataformas de divulgação, como também em espaços comunitários como as rádios FM locais. O intuito é o de democratizar o acesso ao conteúdo, integrar alunos e professores, contribuir para a autonomia do educando bem como a consolidação do entendimento sobre os conteúdos trabalhados. Para que o projeto seja executado conta-se com uma parceria com o professor de Informática atuante na escola, alunos do 3° ano, diretora, coordenadores e toda a comunidade escolar. Espera-se que este trabalho represente um avanço no sentido de trazer informações consistentes sobre o uso das TDICs como ferramentas pedagógicas no ensino de Filosofia, como ainda contribuir junto à academia e aos professores, sobretudo, da Educação Básica com uma metodologia ativa, dinâmica e participativa que venha colaborar de fato com o saber e autonomia do estudante.

Presidente - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Interno - 422692 - GILDASIO GUEDES FERNANDES
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE - UFC
Notícia cadastrada em: 18/03/2022 10:12