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Banca de DEFESA: LUCINEIDE MARQUIS DE SOUZA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCINEIDE MARQUIS DE SOUZA
DATA: 11/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Defesa por meio remoto, via Google Meet
TÍTULO: Evidências da dispersão da Tradição Nordeste de pinturas rupestres em Quiterianópolis, Ceará
PALAVRAS-CHAVES: Arte rupestre. Tradição Nordeste de pinturas. Rotas de dispersão.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica
RESUMO:

Neste trabalho foram estudados cinco sítios arqueológicos atribuíveis à Tradição Nordeste de pinturas rupestres, localizados na área rural do município de Quiterianópolis, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, enfatizando a relação da comunidade Angical com o vizinho Complexo de Sítios Arqueológicos Expulsar. Buscou-se ainda realizar uma análise morfológica das figuras existentes em cada um dos sítios investigados, com foco na identificação e análise de cenas emblemáticas, buscando relacioná-las com as de outros sítios arqueológicos atribuídos a essa mesma Tradição de pinturas, visando propor possíveis rotas de dispersão para os povos que produziram essas pinturas rupestres. A análise morfológica das figuras representadas nos sítios arqueológicos de Quiterianópolis possibilitou a identificação de Sub-tradições e Estilos da Tradição Nordeste nos abrigos rochosos investigados, nomeadamente a Sub-tradição Várzea Grande (Estilos Serra da Capivara, Serra Branca, Angelim e Salitre) e a Sub-tradição Central (Estilo Aquitã), não tendo sido encontradas pinturas rupestres da Sub-tradição Seridó. O exame minucioso dos painéis pictóricos encontrados nesses sítios arqueológicos possibilitou a identificação de algumas cenas emblemáticas típicas da Tradição Nordeste de pinturas, tais como “cenas de família”, ”cenas da árvore”, “cenas frente-perfil”, “cenas de caça com cerca” e “antropomorfos horizontais, em filas e em agrupamentos”. Rotas de dispersão dos povos autores das pinturas rupestres de Tradição Nordeste, incluindo os sítios arqueológicos de Quiterianópolis, no Ceará, foram traçadas a partir (i) da análise das pinturas rupestres em cenas emblemáticas típicas dessa Tradição de pinturas, (ii) abundância de sítios arqueológicos com pinturas dessa Tradição em determinadas áreas geográficas do Nordeste Brasileiro e do Estado de Minas Gerais e (iii) avaliação de aspectos ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1656914 - LUIS CARLOS DUARTE CAVALCANTE
Interno - 3038714 - CLAUDIA MINERVINA SOUZA CUNHA
Interno - 2297796 - GREGOIRE ANDRE HENRI MARIE GHISLAIN VAN HAVRE
Interno - 423455 - SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES - UC

Cadastrada em: 26/08/2020
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