Últimas Notícias
Banca de DEFESA: GERALDO BARBOZA DE OLIVEIRA JUNIOR
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDO BARBOZA DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 25/02/2026
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório Socorro Lira / Tropen
TÍTULO: Racismo ambiental: territórios tradicionais e conflitos socioambientais
PALAVRAS-CHAVES: Racismo ambiental; Justiça socioambiental; Territórios tradicionais; transição energética e Ativismo socioambiental.
PÁGINAS: 264
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta tese explora a relação entre racismo ambiental, conflito e justiça socioambiental em territórios tradicionais nos estados do Rio Grande do Norte e Piauí. O racismo estrutural é apresentado como o motor das desigualdades que marginalizam comunidades e as expõem à degradação ambiental, perpetuando uma necropolítica. A análise se aprofunda nos conflitos gerados pela transição energética e pelo modelo de desenvolvimento extrativista, que prioriza o lucro em detrimento dos direitos humanos e da sustentabilidade. Utiliza-se o conceito de "campo" para desvendar as disputas por recursos e poder, onde comunidades tradicionais e ativistas resistem a um desenvolvimento imposto. O ativismo socioambiental é destacado como crucial para dar visibilidade às injustiças, contestar o discurso desenvolvimentista e pressionar por políticas públicas mais protetivas. O estudo enfatiza a importância de uma abordagem justa e inclusiva para as energias renováveis e a necessidade de uma mudança profunda no modelo de desenvolvimento, que valorize a diversidade cultural e socioambiental, rompendo com práticas neocoloniais. A pesquisa revela a invisibilidade das populações tradicionais nos planos governamentais, a falta de atenção aos seus direitos e a priorização de interesses econômicos em setores como o agronegócio e o turismo. A luta pela demarcação de territórios pesqueiros e o reconhecimento legal das comunidades tradicionais pesqueiras são apresentados como atos de autoafirmação e resistência. A análise das narrativas dos pescadores artesanais do Delta do Parnaíba expõe os impactos do turismo e dos grandes empreendimentos energéticos, revelando perdas, exclusão e desterritorialização. A urgência de considerar o conhecimento tradicional e a participação dessas comunidades na formulação de políticas é defendida para construir um futuro mais justo, sustentável e equitativo, que respeite a diversidade cultural e ambiental do estado, garantindo que o desenvolvimento beneficie a todos os seus habitantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 359.***.***-03 - GABRIELA BERTHOU DE ALMEIDA - UESPI
Interno - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Presidente - 150.***.***-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Externo à Instituição - 495.***.***-72 - JOÃO BOSCO ARAÚJO DA COSTA - UFRN
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo à Instituição - 395.***.***-00 - Maria Cristina Basílio Crispim da Silva - UFPB
Externo ao Programa - 2140464 - RAIMUNDO JUCIER SOUSA DE ASSIS

Cadastrada em: 15/01/2026
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
  • » DOUTORADO (12/12/2025 : 12/01/2026)
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 24/02/2026 - 27/02/2026 · Matrícula para o período 2026.1.
  • 10/03/2026 · Início do período letivo 2026.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 19/01/2026 20:02