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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA BARBOSA PEREIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA BARBOSA PEREIRA
DATA: 26/02/2026
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO PRODEMA/UFPI
TÍTULO: Expansão portuária e conflitos espaciais: as transformações socioeconômicas e ambientais no entorno do Terminal de Uso Privado Porto São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento regional, Uso e cobertura da terra, Infraestruturas de transporte, Impactos socioambientais, Mudanças climáticas.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A partir da década de 1970, o estado implementou políticas desenvolvimentistas que geraram novas configurações territoriais, mas também intensificaram os conflitos ambientais, culturais e agrários. O Maranhão, apesar de sua localização geográfica estratégica (próximo aos mercados norte-americano e europeu) e riqueza biótica e abiótica, é o estado mais pobre da federação e registra alta incidência de conflitos agrários. Esta tese propõe analisar as transformações socioeconômica e ambientais no Maranhão, especificamente na área do Terminal de Uso Privado (TUP) Porto São Luís (parte do Complexo Portuário do Maranhão – CPM), em um contexto de expansão econômica baseada em recursos primários e forte integração ao mercado mundial, particularmente no período de 2008 a 2025. O aumento da demanda por exportações e a expansão de projetos de infraestruturas elevam a influência antrópica sobre o meio ambiente e os recursos naturais, tornando crucial a quantificação desses impactos. O estudo também aborda a situação das comunidades tradicionais/quilombolas na área, que vivem próximas a recursos naturais conservados, em contraste com a pressão dos investimentos. A metodologia empregada incluiu o levantamento teórico, seleção de dados, tabulação e análise gráfico com uso de planilha eletrônica. Os resultados indicaram que apesar de toda a conjuntura de evidente parceria estratégica, o Brasil e o Maranhão ainda não sinalizou sobre a participação na BRI. Acredita-se que, necessita de um debate crítico a respeito das consequências ambientais e de desenvolvimento. A instalação de infraestruturas no estado do Maranhão sempre foi um fator decisivo para efetivação de atividades econômicas nos mais diversos setores, em especial o primário, que é considerado o motor da economia. Diferentes momentos marcaram o crescimento da economia maranhense, com destaque para os financiamentos do governo federal, com o objetivo de integrar as regiões do território brasileiro. O uso contínuo dos recursos naturais tem gerado preocupações em face das mudanças climáticas, conforme indicam os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Nesse contexto, o COM destaca-se por sua integração multimodal, recebendo grande movimentação diária. Contudo, foi verificado que há ações para minimizar os efeitos nocivos de suas operações, com especial foco nas diretrizes do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13. Espera-se a inclusão de alternativas eficazes ao meio ambiente, após as deliberações de acordos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) que terá o debate principal voltados para as questões da crise climática global.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 069.***.***-60 - DAVID TAVARES BARBOSA - UFRJ
Presidente - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Interno - 150.***.***-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Externo ao Programa - 2113595 - JOSÉ SANTANA DA ROCHA CAVALCANTE
Externo à Instituição - 098.***.***-18 - JOÃO PAULO RABELLO DE CASTRO CENTELHAS - UESPI
Externo à Instituição - 661.***.***-34 - SAMARA ARANHA ESCHRIQUE - UFMA
Externo ao Programa - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS

Cadastrada em: 17/12/2025
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