Ler um texto de literatura é mergulhar em um mundo diferente e intrigante, quando nos remetemos mais precisamente à Literatura Surda, retomamos, em nosso imaginário social, a posição-sujeito surdo historicamente negada. Nessa construção ideológica, a posição de escritor e produtor da sua própria literatura, muitas vezes não é vista como possível dentro da normatização social. No entanto, a Literatura Surda está cada vez mais aparecendo no cenário literário e discursivo em formas de registro de produções textuais ou sinalizadas. O presente trabalho de dissertação se justifica pela necessidade e importância de se estudar e analisar, pelo viés da Análise de Discurso Materialista (doravante, ADM) de perspectiva pecheuxtiana, textos da esfera da Literatura Surda, por tratar-se de uma materialidade significante pouco pesquisada pelo prisma discursivo. O objetivo central desse trabalho é compreender, a partir de nossa inscrição teórico-metodológica, os efeitos de sentidos produzidos em materiais de Literatura Surda, em específico, poesias autorais sinalizadas em gravações pessoais do artista surdo Edvaldo Santos, conhecido popularmente como Edinho Poesia, negro e morador da periferia de São Paulo – SP. O processo metodológico do nosso trabalho é de caráter qualitativo-descritivo-interpretativista. Sobre nosso arquivo de análise, foram selecionadas inicialmente 10 produções poéticas autorais em vídeo do surdo Edvaldo Santos, produzidas e publicadas nas redes pessoais do autor. Essa pesquisa toma como escopo teórico as formulações de Michel Pêcheux (1995, 2014, 2015) e Eni Orlandi (1988, 1993, 1996, 2003, 2012) naquilo que se refere à ADM; os estudos culturais e surdos sobre Literatura Surda e poesia surda dos autores Quadros (2019), Karnopp (2010), Strobel (2009) e Mourão (2011), além de autores como Lopes (2016) e Silva (2020) que versam sobre a Literatura Surda como um objeto histórico simbólico e como um lugar de inscrição de sentidos na/pela memória discursiva.