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Banca de QUALIFICAÇÃO: FLORISBELA DEUSELITA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLORISBELA DEUSELITA DE OLIVEIRA
DATA: 16/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: O ADVÉRBIO DE TEMPO NO LIVRO DIDÁTICO: Uma reflexão na perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas
PALAVRAS-CHAVES: Advérbio Temporal. TOPE. Valores Referenciais. Enunciação. Livro Didático
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este trabalho objetiva inicialmente investigar como se configura a abordagem dos advérbios de tempo nos livros didáticos de língua portuguesa, do Ensino Fundamental e Médio para, em seguida, propor uma reflexão voltada para uma abordagem à luz da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Antoine Culioli. Tem como objetivos específicos: Verificar se a abordagem dos advérbios de tempo nos LDs analisados está em consonância com as orientações da BNCC referentes à abordagem gramatical; Observar se os LDs exploram os valores temporais/aspectuais relativos às marcas adverbiais nos enunciados ou limitam-se a uma abordagem classificatória; Examinar se as atividades referentes ao advérbio de tempo contemplam a construção/desconstrução de valores temporais/aspectuais; Apresentar uma contribuição para o ensino de gramática, por meio de atividades regidas pelo princípio culioliano de que a língua não é dada, é construída. Para a realização da pesquisa proposta, partimos do
princípio de que a abordagem gramatical dos advérbios no ensino de língua portuguesa ainda se situa no âmbito de uma visão estática de língua, priorizando-se aspectos identificatórios e classificatórios, a partir de marcas com valores preestabelecidos. Os livros didáticos não costumam explorar os valores semânticos temporais ou aspectuais de uma mesma marca adverbial, não exploram o papel de uma dada marca na construção de sentido do enunciado. Pensando nesse aspecto, a pesquisa terá as seguintes questões norteadoras: Os livros didáticos analisados consideram que os valores gramaticais são construídos no e pelo enunciado? Os livros didáticos analisados exploram a natureza dos advérbios temporais em termos de valores referenciais do enunciado? As atividades apresentadas nos livros didáticos analisados instigam o aluno a refletir sobre os valores semânticos das marcas adverbiais temporais/aspectuais? A pesquisa será de natureza qualitativa e utilizará uma abordagem descritiva e analítica. Serão analisados 6 livros didáticos do Ensino Fundamental e 3 livros do Ensino Médio no que diz respeito à abordagem das marcas adverbiais temporais e às atividades propostas. Após as análises apresentaremos uma proposta de atividades na perspectiva teórica da TOPE com o intuito de contribuirmos com mais uma possibilidade de abordagem dos advérbios de tempo no ensino de Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 608.***.***-51 - ISAEL DA SILVA SOUSA - UEMA
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 28/11/2024 08:06
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