Diante do desenvolvimento de uma sociedade tecnológica e globalizada, é natural que o uso das novas tecnologias e mídias digitais esteja presente no cotidiano de um mundo conectado. Portanto, essa vertente abre um leque de possibilidades para que estudantes façam uso dos novos letramentos por meio de memes de forma recorrente. Partindo desse pressuposto, é necessário que essa temática seja discutida e ampliada à luz de documentos oficiais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar e analisar o gênero digital meme na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e no Currículo do Piauí (2020). A pesquisa se fundamenta na teoria dos novos letramentos com base nos seguintes autores: Lankshear e Knobel (2006, 2007), Rojo e Moura (2019), Rosa (2016) e Buzato (2009, 2010). Além disso, no campo dos estudos sobre memes, traz contribuições de Fontanella (2009), Knobel e Lankshear (2020), Maciel e Takaki (2015), Marcuschi (2010) e Shifman (2014). Quanto aos documentos curriculares, utilizou-se Brasil (2017, 2018) e Piauí (2020). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica e segue uma abordagem qualitativa. Além disso, é um estudo descritivo, documental e bibliográfico. Para a análise de dados, utilizouse a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Diante dos dados analisados, percebeu-se que os novos letramentos, por meio do gênero digital meme, são abordados com pouca profundidade na BNCC. Já no que se refere ao Currículo do Piauí, nota-se que é ainda mais escasso e pouco discutido, diante da sua relevância no cenário atual. Portanto, esta pesquisa busca trazer uma reflexão sobre a temática e uma ampliação dos estudos sobre os novos letramentos, apresentando um novo olhar sobre a relação dos memes com os documentos curriculares vigentes.