Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CLEITON CARDOSO BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO CLEITON CARDOSO BATISTA
DATA: 22/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE TESE
TÍTULO: Ensino reflexivo da gramática: atividades epilinguísticas como contribuição da teoria das operações predicativas e enunciativas para a compreensão e ensino das orações
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Gramática produtiva. Articulação de orações.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O ensino de língua materna (no nosso caso, a língua portuguesa) tem sido assunto muito discutido em diversos âmbitos da sociedade, e não há dúvidas acerca da importância e da necessidade dessas discussões. No entanto, tanto nas discussões em si, quanto na prática em sala de aula, é possível perceber certas divergências nas abordagens. É provável observar, na condução das aulas de Língua Portuguesa, ora predomínio da gramática prescritiva e/ou descritiva, ora o predomínio das chamadas aulas de textos, mas sem a análise e, por conseguinte, sem a reflexão do material linguístico desses textos – isto é, sem manipulação do enunciado em si. Nem o ensino centrado na metalinguagem e na taxonomia nem o ensino centrado contexto, mas sem cotexto, contribuem de maneira significativa para a ampliação das habilidades linguísticas e discursivas dos estudantes, já que são abordagens que fragmentam os enunciados. Como consequência, parte dos alunos perpassa o ensino médio e entra no ensino superior apresentando dificuldades de interpretação e produção de textos, sobretudo quando a habilidade está mais ligada à análise de elementos gramaticais, principalmente no que diz respeito à articulação de orações dentro de períodos. Com base nisso, pretendemos, neste trabalho, discutir o ensino reflexivo da gramática e desenvolver atividades didático-metodológicas em que predomine o caráter reflexivo, objetivando aprimora habilidades relacionadas à articulação de enunciados complexos. As discussões as propostas terão como aporte teórico Linguística da Enunciação, mais precisamente a Teoria das Operações Enunciativas (Toe), de Culioli. Assim, dialogaremos com pensamento de Antoine Culioli (1999a; 1999b), Émille Beveniste (1966; 1974;1989), De Vogüé; Franckel e Paillard (2011), Romero et al. (2019); Flores e Teixeira (2017), Flores et al. (2009), Flores (2013; 2017). À medida que avançam as discussões, retomamos – ora em convergência, ora em divergência – autores que discutam o ensino da gramática, como Franchi (2006), Geraldi (2002), Travaglia (2009), Abreu (2016), Neves (2010; 2017), Antunes (2009), Batista (2018; 2019). Faremos, ainda, uma interface com as principais gramáticas disponíveis aos estudantes brasileiros: Bechara (2019), Cunha e Cintra (2016), Azeredo (2018), bem como com a obra de Garcia (2010). Dessa forma, esperamos compreender de que forma a Tope pode contribuir para uma abordagem de ensino de línguas mais profícuo. A metodologia principal consistirá em uma pesquisa descritiva em que se fará a manipulação enunciados formados por períodos compostos, segundo a gramática tradicional, os quais serão retirados de fontes diversas: livros didáticos, manchetes de noticiários, propagandas, textos literários, textos de alunos e enunciados pensados para manipulações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - 058.***.***-66 - MARÍLIA BLUNDI ONOFRE - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 30/12/2024 16:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 14/03/2025 02:21