Esta pesquisa, fundamentada nos Estudos do Letramento e do Letramento Comunitário, desenvolve-se a partir da observação da necessidade de reconhecer e valorizar os repertórios de letramento construídos em contextos comunitários, os quais nem sempre são reconhecidos ou mobilizados nas práticas escolares. Desse modo, buscamos compreender como as práticas de letramento não escolarizadas, vivenciadas pelos alunos fora do ambiente escolar, podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar como o letramento comunitário pode potencializar o ensino de leitura, escrita e oralidade no Ensino Fundamental, promovendo a articulação entre os saberes locais e escolares. A fundamentação teórica está centrada nos estudos de Street (2014), Barton e Hamilton (1998), Kleiman (2000, 2005, 2016), Rojo (2009, 2012, 2023), Soares (2004), Oliveira (2010), Santos (2020, 2023), dentre outros autores que discutem as relações entre letramento, contexto social e práticas escolares. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza etnográfica (Bortoni-Ricardo, 2008), com foco na análise das interações entre os alunos e suas práticas de letramento comunitário. A investigação será realizada em uma escola pública municipal de Teresina, tendo como participantes alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para a geração de dados, serão desenvolvidas atividades pedagógicas através de um projeto de letramento que valorizem os letramentos e saberes locais dos alunos, analisando como esses saberes podem ser incorporados às práticas escolares. Assim, compreendemos que este estudo, voltado para o desenvolvimento de práticas de letramento comunitário no ensino de Língua Portuguesa, pode contribuir para aproximar os saberes escolares e comunitários, fortalecendo a aprendizagem dos alunos epromovendo uma abordagem mais significativa e contextualizada do ensino da língua. Além disso, esperamos que esta pesquisa amplie as possibilidades de ensino da Língua Portuguesa a partir de práticas socialmente relevantes, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.