A desigualdade social no Brasil é um problema enraizado e a educação reflete e reforça, por vezes, essa desigualdade. Nesse contexto, este estudo apresenta uma análise das representações dos discursos midiáticos sobre o desempenho dos alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, no ano de 2023, sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC), na abordagem da Teoria Social do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough que é pautada em uma perspectiva de linguagem como parte irredutível da vida social dialeticamente interconectada a outros elementos sociais. Desse modo, investigamos como práticas discursivas da mídia acerca das notas da redação do Enem 2023 refletem discursos relacionados à desigualdade social. Para isso, apropriamo-nos das seguintes categorias de análise: gênero discursivo, intertextualidade, significado das palavras, representação dos atores sociais e interdiscursividade. Ademais para alcançar os objetivos traçados nos apropriamos dos aspectos históricos e dados sobre o Enem e a desigualdade social no Brasil, bem como definições teóricas dos gêneros notícia, reportagem, postagem em rede social e comentário. Em análises, refletimos criticamente sobre a desigualdade social que é tão presente e causa tantas consequências para a sociedade. Com esta investigação sobre os discursos midiáticos acerca do resultado da famigerada redação do Enem, compilamos reflexões importantes sobre a temática e interrelacionamos aos processos de transformações sociais ligadas à educação pública relacionando à problemática da desigualdade social, e abordamos como as práticas sociais no viés jornalístico abordam a temática e que mudanças sociais precisam se efetivar para que haja uma redução no impacto da desigualdade social na educação.