O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) tem como principal objetivo oferecer acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Recentemente, observa-se um aumento signifi cativo no número de professores formados, tanto nas primeiras licenciaturas quanto nas segundas. Com base nessa perspectiva, que se concentra na formação de docentes no âmbito do programa, emerge a questão central desta pesquisa: quais são os discursos, as identidades e as representações dos sujeitos que participam do programa, especialmente os profi ssionais de Letras-Português cursista? Para responder a essa questão, o objetivo principal da pesquisa é investigar como se constitui, discursivamente, a identidade das professoras cursistas de Letras-Português do PARFOR sob a ótica dos discursos. Busca-se, assim, compreender como a identidade desses profi ssionais é construída no contexto discursivo. A pesquisa fundamenta-se na abordagem da Análise de Discurso Crítica (ADC), conforme proposta por autores como Chouliaraki e Fairclough, articulada a estudos de pesquisadores como Moscovici, Hall e Dubar, entre outros que oferecem visões críticas sobre o tema e contribuem para sustentar as discussões e aprofundamentos aqui desenvolvidos. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, com características etnográfi cas, que inclui a realização de notas de campo e entrevistas semiestruturadas. Esses instrumentos são empregados para compreender o fenômeno em análise sob a perspectiva das representações identitárias relacionadas à formação de professoras cursistas. Espera-se que a pesquisa contribua com refl exões pertinentes e traga novos elementos para o debate sobre a formação profi ssional, agregando ideias e conceitos relevantes para as discussões acerca das futuras gerações de professores formados pelo programa.