Os estudos sociolinguísticos têm demonstrado que uma das características fundamentais das línguas naturais é a possibilidade de elas variarem. Assim, fenômenos de variação linguística devem ser compreendidos como algo intrínseco às línguas. No entanto, muitos falantes carregam uma visão equivocada quanto ao que seja a variação linguística, caracterizando-a como erros que precisam ser erradicados. Muitos alunos chegam às universidades com essa visão, tais como os alunos do Curso de Letras-Língua Portuguesa, de modo que cabe, então, ao curso, conseguir modificar esse pensamento dos seus discentes. Assim, nosso estudo gira em torno de uma pergunta central: qual o papel que a formação superior no curso de Letras-Língua Portuguesa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos–PI, desempenha na compreensão da língua enquanto fenômeno variável pelos futuros professores de Língua Portuguesa? Desse modo, objetivamos investigar o papel desse curso no entendimento da língua como um sistema caracterizado pela heterogeneidade. A importância da realização deste estudo se dá mediante quatro aspectos, a saber: a) a existência de lacunas de pesquisa que tenham por objeto de estudo o mesmo tema; b) relevância social; c) relevância acadêmica; e d) viabilidade. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados para a concretização do estudo, serão realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo, em uma perspectiva descritiva e explicativa, com a análise de dados adotando a abordagem quantitativa e qualitativa. Esta pesquisa se situa no campo da Sociolinguística, especificamente da Sociolinguística Educacional, e nos baseamos em teóricos como: Monteiro (2000); Bagno (2007, 2017), Alkmim (2012), Bortoni-Ricardo (2004; 2005).