Notícias

Banca de DEFESA: SAMUEL JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL JOSÉ DA SILVA
DATA: 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual google meeting
TÍTULO: Aula de campo na Geogtrafia: uma proposta de aprendizagem significativa com uso de mapas conceituais
PALAVRAS-CHAVES: aula de campo; aprendizagem significativa; ensino de geografia
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

A proposta de aplicação da aula de campo na Geografia, como estratégia de ensino, apresenta dificuldades do ponto de vista logístico, porém os benefícios que esta estratégia possibilita ao aprendizado dos estudantes justifica a insistência em sua realização no âmbito da escola básica. Nesta pesquisa, buscamos investigar a aula de campo na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, destacamos essa estratégia como estimuladora da participação fundamentada, ativa e reflexiva dos alunos no processo de aprendizagem escolar.   A metodologia adotada envolveu a realização de um estudo de caso qualitativo com duas turmas de 6º ano em uma escola pública de Lagoinha do Piauí, explorando a aula de campo na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Os resultados obtidos revelaram que a aula de campo proporcionou aos alunos uma experiência prática enriquecedora, permitindo a observação direta e o contato com o objeto de estudo, no caso, as paisagens transformadas pelo trabalho humano. A interação direta com o espaço geográfico estimulou a reflexão crítica dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e duradoura dos conhecimentos geográficos. Logo, conclui-se que a aula de campo é uma importante ferramenta pedagógica que aproxima teoria e prática, incentivando a construção de conhecimentos mais significativos e contextualizados, emergindo como uma oportunidade ímpar de transformar a maneira como os alunos percebem e se relacionam com o mundo que os cerca, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e engajados com as questões socioambientais e de produção do espaço geográfico. Além desses aspectos relacionados ao aprendizado da geografia, o aluno também desenvolve habilidades de leitura e de cooperação corroborando para a construção do julgamento crítico. Assim, a proposta de aula de campo na Geografia se revela como um recurso importante para promover uma educação geográfica mais crítica, reflexiva e transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA
Externo à Instituição - LIÉGE DE SOUZA MOURA - UESPI
Notícia cadastrada em: 29/08/2024 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 26/12/2024 17:30