Últimas Notícias
Banca de DEFESA: HALLYSSON FERREIRA DIAS MONTEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALLYSSON FERREIRA DIAS MONTEIRO
DATA: 07/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: NOVOS USOS DO TERRITÓRIO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU INCREMENTO DA GERAÇAO DE ENERGIA EÓLICA NO MUNICÍPIO DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ?
PALAVRAS-CHAVES: Energia eólica. Desenvolvimento. Caldeirão Grande do Piauí.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

O capital é o grande produtor de espaço: modifica, transforma e constrói novos territórios, novos lugares. A implantação dos parques de produção de energia eólica tem levado os municípios piauienses a novas configurações e relações sociais que antes não existia. Portanto, busca-se entender de que maneira o capital interferiu na construção desse novo espaço, adaptando-se e modificando a conjuntura local, fortemente influenciado pelas decisões nos centros globais. O objetivo da pesquisa é compreender como a instalação de parques eólicos no território piauiense modificou o espaço geográfico e impõe aos lugares uma nova dinâmica. De acordo com o objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: identificar os parques eólicos distribuídos pelo território piauiense; analisar as principais políticas públicas implementadas para o uso e produção da energia eólica no Brasil; verificar o impacto da implantação das usinas eólicas na geração do desenvolvimento, considerando como recorte espacial o município de Caldeirão Grande do Piauí. A pesquisa busca resposta às afirmações que qualificam a implantação dos parques eólicos como produtores do desenvolvimento local motivado por grandes investimentos na implantação e produção da energia,buscando entender se esses investimentos foram capazes de gerar o desenvolvimento socioeconômico nesse território. O método selecionado na pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético, tendo em vista que este funciona como a lente pela qual é analisada a realidade que se propõe a estudar, ou seja, o método guia para a interpretação da realidade de um determinado território. Corrobora-se que a temática em epígrafe é de fundamental importância no âmbito da Ciência Geográfica, a qual emerge condições concretas de pensar o espaço enquanto materialidade e totalidade, destacando as contribuições na produção do conhecimento. Para comprovar se a relação instalação de eólica e desenvolvimento se concretiza, tomou-se como parâmetro três pontos: Arrecadação de tributos, empregos e índice de desenvolvimento. A arrecadação de impostos municipais aumentou somente nos meses de construção do parque, aproximadamente dezoito meses, e a cota estadual que pertence ao município sofre uma leve alteração positiva. Nos empregos, pode-se observar o crescimento somente no período de construção do parque e no ponto índice de desenvolvimento, o índice utilizado foi o de FIRJAN, notou-se que não houve variação relativa calculada no próprio município comparando no tempo, tampouco comparada aos municípios similares próximos. Portanto, opina-se, com base nesses pontos, que os parques eólicos não geraram desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2231533 - EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - ANTONIO JEOVAH DE ANDRADE MEIRELES - UFC

Cadastrada em: 19/01/2023
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 10/03/2023 - 13/03/2023 · Matrícula para o período 2023.1.
  • 20/03/2023 · Início do período letivo 2023.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 30/01/2023 11:08