Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ILEANA FERRAZ NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILEANA FERRAZ NUNES
DATA: 31/10/2024
HORA: 15:30
LOCAL: Virtual - Google meet
TÍTULO: LUGAR DE CRIANÇA NO PLANEJAMENTO URBA: PLANO DE BAIRRO AMIGÁVEL E GUIA DE OFICINAS PARTICIPATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Primeira Infância. Planejamento Urbano Participativo. Oficinas Participativas. Bairro Amigável à Primeira Infância. Cidades Educadoras.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

Este trabalho apresenta um Guia de Oficinas Participativas para a Elaboração de Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância, considerando a participação ativa de crianças, cuidadores e gestores. A pesquisa parte do conceito de lugar e da importância do senso de pertencimento, articulando a Geografia Humanista e Cultural para compreender como o espaço urbano influencia nas dinâmicas socioterritoriais que envolvem a primeira infância. O trabalho ainda aborda o conceito de cidades educadoras e a iniciativa Urban95, os casos de cidades que já implementaram ações voltadas para a inclusão da infância no planejamento urbano, e uma explicação para o Bairro Amigável à Primeira Infância - BAPI. Assim, o objetivo geral é compreender o papel do planejamento urbano para a criação de bairros amigáveis para crianças. Os objetivos específicos são: identificar os princípios do planejamento urbano para uma cidade educadora; conhecer o plano de BAPI; relacionar o lugar de vivência com propostas de melhorias urbanas; e propor oficinas para levantamento de informações acerca dos aspectos necessários para a implementação do BAPI. A metodologia se baseia na revisão de literatura, análise de estudos de caso e desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de sucesso das oficinas. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas à criação de ambientes urbanos que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento da primeira infância, bem como  oferecer uma estrutura prática para que gestores e comunidades possam promover o envolvimento da infância no planejamento de bairros e cidades, reforçando o papel das crianças como agentes ativos no espaço urbano. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, almeja-se com o processo de qualificação, afinar alguns aspectos do texto, sobremodo os resultados parciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo ao Programa - 025.573.063-20 - BRUNA DE FREITAS IWATA - IFPI
Notícia cadastrada em: 23/10/2024 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 26/12/2024 16:51