No último dia 12 de agosto de 2024, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Encruzilhada do Sul-RS recebeu a palestra "Sociologia da Educação: abordagens clássicas e contemporâneas", ministrada pelo professor Dr. Gabriel Eidelwein Silveira, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja-RS, e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A palestra, organizada pelas professoras Elaine Guterres e Manoela Vareira, reuniu estudantes dos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Matemática, proporcionando um momento de reflexão crítica sobre temas centrais da Sociologia da Educação.
Foram abordadas questões fundamentais sobre o papel da educação na sociedade, discutindo-se desde as concepções dos clássicos Durkheim, Weber e Marx, até os estudos sobre a reprodução social de Bourdieu, as infâncias de classe de Lahire e o fracasso escolar segundo Boudon; bem como a subjetivação disciplinar e neoliberal segundo Foucault, e a abordagem da sociologia da experiência escolar de Martuccelli e Dubet.
A palestra destacou como fatores sociais influenciam o sucesso ou fracasso escolar e como a educação pode tanto reproduzir quanto transformar desigualdades sociais. Além disso, foi discutido como o sistema educacional molda as identidades e subjetividades dos indivíduos, revelando as complexas dinâmicas entre educação e poder.
A culminância do encontro foi uma reflexão sobre as expectativas contraditórias da educação contemporânea: entre as necessidades, por um lado, de transmitir saberes canônicos e de preparar os jovens para o mundo de trabalho; e a urgência, por outro lado, de abraçar uma diversidade epistemológica indispensável para a cidadania democrática nas sociedades plurais, incluindo saberes advindos dos feminismos e dos estudos de gênero, saberes afro-brasileiros e ameríndios, além de outras formas de conhecimento contra-hegemônicas.
O evento contribuiu para instigar os participantes a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, enriquecendo o debate sobre o papel transformador da educação e seus desafios na sociedade atual.