O debate acerca da velhice e os diversos processos que o envolvem é algo que se faz cada vez mais necessário, visto que estatisticamente a sociedade mundial, e não apenas brasileira, está se tornando “velha” em sua maioria, e isso é motivo para discussões e debates sobretudo no ambiente acadêmico através da interlocução entre linguagem cinematográfica e a percepção de velhice. Assim, o debate acadêmico e científico sobre o acesso à velhice por meio da linguagem cinematográfica, mediado pelo projeto Tela Sociológica e CineClube, desempenha um papel crucial na compreensão das representações dos idosos na sociedade através dos filmes. Desse modo, este estudo teve como Objetivo Geral analisar a representação da velhice nos filmes "O Estudante" (2009), "Umberto D." (1952), “O Velho e o Mar” (1958) e “Envelhescência” (2018) explorando as complexidades emocionais, desafios e relações humanas enfrentadas pelos idosos. Método: Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e observação direta em sessões de filmes, os Resultados: Identificou-se diversas categorias/conceitos relacionados a velhice através da percepção dos telespectadores ao assistirem os filmes. Considerações finais: revelam divergências nas percepções sobre a velhice em cada filme, indicando a necessidade contínua dessa abordagem no meio acadêmico e para além dos muros da universidade, essa discussão e até mesmo intervenção se faz necessária para uma melhor percepção dos diversos tipos de velhice.