Esta pesquisa investiga as manifestações do poder no Ensino Superior, focando nas experiências dos discentes com docentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí na cidade de Teresina. A relevância desta investigação reside na necessidade de compreender como as dinâmicas de poder afetam a formação acadêmica e as relações interpessoais dentro das instituições de ensino, influenciando diretamente a qualidade e a equidade na educação superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados, com análise baseada na abordagem da análise de conteúdo. O objetivo geral é identificar o poder no espaço acadêmico a partir das relações estabelecidas entre discentes e docentes. Alinhando-se com a temática deste trabalho, os objetivos específicos se constituem em analisar as dinâmicas de poder nas relações acadêmicas; examinar a influência das políticas institucionais nessas dinâmicas; investigar o papel da autonomia discente e avaliar as estratégias de resiliência e resistência que possam existir na relação entre discentes e docentes. Através desse método, foi possível organizar as informações, codificar as respostas e categorizar os dados em temas relevantes. A análise revelou que as relações de poder são complexas e multifacetadas, permeando não apenas as interações entre docentes e discentes, mas também as expectativas e experiências dos discentes dentro do ambiente acadêmico. As teorias de Pierre Bourdieu, Michael Foucault e Basil Bernstein foram utilizadas como base teórica para compreender as dinâmicas de poder no ensino superior. A pesquisa deste trabalho alcançou os objetivos propostos, evidenciando a presença do poder nas interações acadêmicas. A importância deste trabalho reside na sua capacidade de iluminar as complexas relações de poder que permeiam o ensino superior, contribuindo para a discussão sobre a necessidade de ambientes educacionais mais inclusivos e colaborativos. Ao trazer à tona as experiências dos discentes e as dinâmicas de poder em jogo, a pesquisa não apenas enriquece o campo da educação, mas também fornece subsídios para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e as políticas institucionais. Assim, este estudo se configura como um importante passo em direção à construção de uma educação mais equitativa e respeitosa, onde as vozes dos discentes sejam ouvidas e valorizadas.acompanhamento docente. Com tudo, as técnicas escolhidas, ancoram-se na expressão verbal dos sujeitos, ou seja, na expressão escrita e na expressão oral, com objetivo de alcançar dispositivos que permitam acessar como os discentes compreendem as práticas, os discursos e as condutas existentes no processo de construção do conhecimento no ensino superior a partir do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal do Piauí - UFPI, pois, como afirma ABRIC (1994), “as representações, as práticas e os discursos são partes de um todo que não podem ser dissociados”. Diante dessa proposta, as entrevistas serão compostas por 9 (nove) discentes com matrícula ativa e serão feitas em horários acordados a partir da disponibilidade e da realidade de tempo deles. As entrevistas poderão acontecer de maneira presencial, ou de maneira remota, em ambos os casos fica a critério do discente o local e o horário. Para o tratamento das informações, utilizaremos a análise do discurso MAINGUENEAU (1997), que segundo ALENCAR (2019), corresponde a relação entre a evidência subjetiva e a evidência de sentido, colocando o discurso no lugar particular em que se articulam a linguagem e a ideologia Essa abordagem possibilitará o enfoque na posição discursiva dos atores sociais investigados, legitimada socialmente na produção de sentidos no cotidiano.