O objetivo deste estudo foi analisar os sentidos da sexualidade e as percepções sobre o preconceito que sofrem os discentes LGBTQIAPN+ no cenário universitário. Busquei compreender e demonstrar a forma como os/as/es entrevistados/as/es constroem, vivem e lidam com suas experiências e suas identidades quanto à sexualidade que, por sua vez, está estreitamente vinculada às percepções e avaliações realizadas pela heteronormatividade. Neste estudo, tenho por referencial teórico autores como Butler, Beauvoir, Bourdieu, Pearse, Connel e Nascimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise das entrevistas, contendo a introdução e primeiro capítulo composta por aspectos teóricos, já no segundo capítulo é constituído por entrevistas dos discentes da comunidade LGBTQIAPN+ da UFPI. A fim de compreender a razão do papel “social” que se atribui contemporaneamente a sexualidade e gênero, a qual é percebida modernamente como elemento de transformação da sociedade. O texto desta qualificação está organizado em dois capítulos, o primeiro construído à luz de autores e o segundo constituído por entrevistas exploratórias realizadas com membros da comunidade referida.