A presente dissertação aborda os movimentos sociais na construção da formação docente dos licenciandos de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA Campus Caxias). Durante a formação inicial de professores oriundos do curso de licenciatura de Ciências Sociais é fundamental estudar diferentes temáticas que envolvem as relações entre indivíduo e sociedade. As diferentes disciplinas do curso contemplam um conjunto de conhecimentos e abordagens que podem influenciar a forma como os futuros docentes compreendem sua prática e identidade profissional, pensando nisso, observa-se, dentre as diversas temáticas abordadas, o quanto elas já podem ser significadas/ ressignificadas juntas as experiências de vida desses formandos. Desse modo, a esta dissertação tem como objetivo principal compreender como os licenciandos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias vivenciam os movimentos sociais na universidade e como essas experiências podem refletir na sua formação docente. Partindo desta premissa, este estudo trata-se de uma abordagem qualitativa, portanto, a pesquisa se baseia na descrição, compreensão e explicação das interpretações dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (Campus Caxias ) sobre relação dos movimentos sociais com sua formação docente.