A empregabilidade se tornou uma preocupação essencial em meio às transformações profundas que afetam as relações de trabalho, a economia e as tecnologias. Tanto os trabalhadores quanto as empresas reconhecem a necessidade de adaptação a esse novo contexto em constante evolução. Assim, a empregabilidade se revelou como um fator-chave na interação entre profissionais e empresas, onde as habilidades e o conhecimento desempenham um papel crucial na contratação. No entanto, para progredir nas organizações, as competências comportamentais também se tornam determinantes. Esse estudo propôs a analisar as competências exigidas pelo mercado de trabalho para os graduados do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí, campus Piripiri - PI, a fim de manter sua empregabilidade. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória e descritiva. A coleta de dados envolveu análise de documentos, pesquisa de campo com aplicação de formulários e entrevistas semiestruturadas sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que as empresas contratantes valorizam as competências comportamentais como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, resiliência, proatividade, empatia, pontualidade e a ética, além das competências técnicas, como gestão de marketing e uso das tecnologias da informação. A pesquisa destacou a necessidade de maior ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades interpessoais para atender melhor o mercado de trabalho.