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RAIMUNDO NATO BATISTA
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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DE EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.
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Orientador : SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
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Data: 20/09/2024
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Concentrado no campo da Gestão Pública para o desenvolvimento regional, este trabalho se propôs a abordar a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura” (PCA) considerando a Base Comum Nacional Curricular (BNCC), e assim, examinar quanto a adesão das PCA, nas aulas de Educação Física, nos três campi do Instituto Federal do Piauí - IFPI (Teresina – Central, Zona Sul e Dirceu Arcoverde), e nesse encalço, identificar a práxis desenvolvida pelos/as professores/as de Educação Física em relação às PCA; averiguar as percepções desses/as docentes quanto às possibilidades e aos entraves para o ensino desta unidade temática nas aulas dos campi do IFPI selecionados; e, apontar os principais desafios enfrentados pelos docentes, para o ensino desse conteúdo nas aulas de Educação Física, diante das diferentes realidades dos campi investigados. Além da pesquisa documental que permite a investigação não imediata, mas indireta utilizando os documentos relacionados ao tema produzido, é uma pesquisa exploratória, com abordam qualitativa, envolvendo uma amostra participante composta por treze professores de Educação Física, que fazem parte do quadro efetivo dos referidos campi do IFPI, desempenhando práticas pedagógicas na respectiva área de ensino, por meio de um questionário semiestruturado como instrumento de pesquisa. O processo de análise evidenciou, que os professores entendem que para se chegar a uma constância de ensino das PCA se tem que quebrar alguns tabus, e contornar desafios, que são desde espaços preparados para essa prática, até material e conteúdos didáticos, pois, as PCA são práticas que requerem tudo isso alinhado com políticas públicas educacionais condizentes como a realidade dos profissionais e do corpo discente.
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EMANUELY SILVA COSTA
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Desfinanciamento ou Subfinanciamento da Saúde Mental: análise da Política de Saúde Mental no Estado do Piauí sob a ótica da Teoria do Equilíbrio Pontuado.
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Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
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Data: 16/09/2024
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A Política de Saúde Mental no Brasil foi instituída por meio da Lei n. º10.126/2001, o modelo assistencial adotado é focado na reinserção social e no fortalecimento da base comunitária. Assim, até então, a gestão governamental tem empreendido esforços para análise e adequação da realidade dos serviços prestados pela Rede de Atenção Psicossocial. O desafio da gestão é a mensuração de quanto esse financiamento contribui na consolidação do planejamento em serviços de Saúde Mental explanados no Plano Nacional de Saúde e averiguação da eficiência técnica desse gasto. O presente estudo tem como finalidade de analisar a destinação de orçamento para as políticas públicas de saúde mental no período de 2002 a 2023. Para tanto, busca-se entender o perfil do orçamento em saúde mental para o Estado do Piauí entre 2002 e 2023, por meio da análise do financiamento à aplicação dos recursos, e investigação do impacto da publicação dos normativos federais entre 2002 e 2023. Este trabalho se sustenta, não somente de averiguação do financiamento, como também na necessidade de análise da perspectiva de desmonte do financiamento na unidade da federação durante esse período com fundamento na Teoria do Equilíbrio Pontuado. Como percurso metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa com a utilização de dados quantitativos secundários, do tipo descritiva, utilizando-se da técnica documental para coleta de dados, e da estatística descritiva. Os dados coletados indicam um cenário de subfinanciamento, que pode comprometer a eficiência dos serviços. Observa-se que, apesar dos avanços da implementação do CAPS até 2016, a distribuição desigual de recursos e serviços favorece as áreas urbanas em detrimento das mais afastadas. Ainda, a falta de transparência e dados atualizados dificulta a avaliação e o planejamento efetivo das políticas de saúde mental.
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ADRIANA KIRLEY SANTIAGO MONTEIRO
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Os sentidos do trabalho para pessoas trans* em organizações públicas no Brasil.
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Data: 12/09/2024
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Os estudos que envolvem trabalho e diversidade nem sempre incluem pessoas trans*, grupo frequentemente conduzido à invisibilidade no contexto organizacional e social. Relacionada à construção de um trabalho dotado de sentidos, a permanência de pessoas trans* no trabalho é fundamental à redução das desigualdades, compromisso mundial pactuado na Agenda 2030. Reconhecendo-se que as experiências vivenciadas pelas pessoas trans* no trabalho costumam ser obstaculizadas pela discriminação e pela redução de aspirações profissionais, perduram indagações a respeito dos sentidos do trabalho para este grupo, ainda não contempladas nas pesquisas sobre o tema. Em atendimento ao chamado de pesquisadores por uma agenda de pesquisa mais crítica, capaz de reconhecer a influência de gênero e outros marcadores na construção de sentidos do trabalho, este estudo teve por objetivo compreender o processo de produção de sentidos do trabalho para pessoas trans*. Para isto, considerou-se que os sentidos do trabalho não são uma prática concreta, delimitada ou estável. São o resultado de um processo, efetuado em territorialização e desterritorialização, que se constrói a partir de três dimensões centrais e, por vezes, contraditórias: humanização, exploração e alienação dos trabalhadores. Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, tendo a cartografia como inspiração e alinhamento metodológicos para a produção de dados, que foram analisados sob as diretrizes da análise cartográfica do discurso. Uma vez que o objeto cartográfico desta pesquisa não foi a representação formal dos sentidos do trabalho, mas o seu processo de produção, o percurso foi inspirado em rizomas e multiplicidades, em um movimento de devir. Para composição do corpus, foram entrevistados trabalhadores de serviços públicos no Brasil, de quaisquer cargos, vínculos e/ou funções, que se auto identificaram como pessoas trans*. O recrutamento se fez por meio de contato com secretarias estaduais e de capitais do Brasil, além da técnica Snowball Sampling. Através da linha analítica da cartografia, buscou-se perceber as formas, os agenciamentos, as relações e os movimentos que territorializam e desterritorializam os sentidos do trabalho para pessoas trans*. Os resultados incluíram a identificação do contexto que envolve o trabalho das pessoas trans* em organizações públicas; a compreensão do processo de produção de sentidos do trabalho para este grupo, considerando as dimensões de humanização, alienação e exploração do trabalho; e a apreensão dos movimentos que efetivam a territorialização e desterritorialização de sentidos do trabalho para pessoas trans*. A análise cartográfica do discurso permitiu, ainda, desvelar outros movimentos que territorializam sentidos do trabalho para pessoas trans*, além de revelar mais uma dimensão de sentidos do trabalho, o que se constitui em contribuição teórica capaz de apoiar a reorientação das teorias e práticas em Administração, fortalecendo o conhecimento científico acerca dos sentidos do trabalho e as pesquisas em Administração voltadas para pessoas trans*. Ainda mais, este estudo discutiu aspectos que poderão pavimentar a formulação de políticas públicas e a elaboração de estratégias gerenciais em prol de um trabalho mais significativo para este grupo, facilitando sua permanência no trabalho e contribuindo para a justiça e igualdade social por meio do reconhecimento das diferenças nas organizações e na sociedade.
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OZANDO MARIANO DE MOURA
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AS AGÊNCIAS REGULADORAS MUNICIPAIS E A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SANEAMENTO BÁSICO.
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Orientador : MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
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Data: 30/08/2024
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O presente estudo aborda a efetividade da política regulatória dos serviços públicos de saneamento básico no âmbito municipal. O objetivo geral é analisar a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Timon-MA (AGERT) quanto aos seus instrumentos e procedimentos regulatórios, investigando o alcance destes para a efetivação das políticas públicas de saneamento básico na região regulada. Já os específicos são: caracterizar o perfil dos servidores, corpo técnico e dirigentes da AGERT, bem como dos serviços públicos de saneamento delegados no referido município; identificar os instrumentos e procedimentos de regulação e fiscalização adotados na AGERT; avaliar o quantitativo e a natureza das demandas processadas na AGERT e no judiciário da comarca de Timon. Esta proposta justifica-se em função do impulso dado pelas leis nº 13.484/2019 e 14.026/2020 à discussão acerca dos instrumentos regulatórios e modos de efetivação das políticas públicas de saneamento. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental e de campo, utilizando-se como abordagem o estudo empírico de caso, de cunho quali-quantitativo, com dados primários e secundários, bem como aplicação de questionários na agência reguladora estudada. Após analisados os dados da pesquisa, identificou-se os instrumentos e procedimentos adotados, com destaque para a composição de conflitos não sistematizada e nem formalizada e a adoção de atos fiscalizatórios discricionários, executados diretamente pelos dirigentes e seus técnicos, evidenciando uma [tímida] contribuição desses instrumentos regulatórios para a efetividade da prestação dos serviços públicos de saneamento em Timon-MA, em razão da crescente judicialização de conflitos entre usuários e concessionária constatados no período de 2021 a 2023, o que pode ser atribuído ao desconhecimento à AGERT e à falta de expertise técnica, bem como à falta de estrutura e profissionalização/especialização dos agentes mediadores dessa Autarquia especial.
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MARA LORENA RAMOS VALADAO GONZAGA
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A inserção do teletrabalho e seus reflexos nos Tribunais Regionais do Trabalho: uma leitura a partir da teoria da justiça social de John Rawls.
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Orientador : MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
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Data: 30/08/2024
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A evolução tecnológica está promovendo transformações na administração pública, o que demanda que os servidores se adaptem a uma nova realidade mediada por tecnologias da informação. O gerencialismo orienta esse processo, visando um Estado mais eficiente e eficaz em resposta a uma sociedade imediatista que carece de políticas públicas adequadas. Nesse contexto, surge a discussão sobre o teletrabalho, uma inovação organizacional que se refere a atividades realizadas remotamente com o suporte de tecnologias pelos servidores públicos. Nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), o teletrabalho já existia antes da pandemia de Covid-19, mas ganhou relevância durante esse período, sendo ampliado em diversas instâncias organizacionais. No entanto, ainda é necessário realizar um estudo mais aprofundado sobre a realidade do teletrabalho na administração pública brasileira, considerando suas implicações sociais, além de uma perspectiva utilitarista sobre o modelo. Este estudo visa investigar os impactos da implementação do teletrabalho nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), avaliando suas repercussões sociais sob a ótica da Teoria da Justiça Social de John Rawls. O método utilizado para a realização deste trabalho inclui um estudo de caso em três TRTs, onde serão aplicadas técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando o software NVivo, versão 12. Os resultados obtidos indicam que a discricionariedade no processo de concessão do teletrabalho gera distorções que afetam diretamente a produtividade, a qualidade de vida dos servidores e as disparidades de gênero no âmbito dos TRTs.
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VALDIVIA REGINA MEDEIROS QUEIROZ
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COMPETÊNCIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA: Empregabilidade dos Egressos do Curso de Bacharelado em Administração no IFPI, campus Piripiri-PI.
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Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
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Data: 29/08/2024
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A empregabilidade se tornou uma preocupação essencial em meio às transformações profundas que afetam as relações de trabalho, a economia e as tecnologias. Tanto os trabalhadores quanto as empresas reconhecem a necessidade de adaptação a esse novo contexto em constante evolução. Assim, a empregabilidade se revelou como um fator-chave na interação entre profissionais e empresas, onde as habilidades e o conhecimento desempenham um papel crucial na contratação. No entanto, para progredir nas organizações, as competências comportamentais também se tornam determinantes. Esse estudo propôs a analisar as competências exigidas pelo mercado de trabalho para os graduados do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí, campus Piripiri - PI, a fim de manter sua empregabilidade. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória e descritiva. A coleta de dados envolveu análise de documentos, pesquisa de campo com aplicação de formulários e entrevistas semiestruturadas sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que as empresas contratantes valorizam as competências comportamentais como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, resiliência, proatividade, empatia, pontualidade e a ética, além das competências técnicas, como gestão de marketing e uso das tecnologias da informação. A pesquisa destacou a necessidade de maior ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades interpessoais para atender melhor o mercado de trabalho.
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CARLA THAÍS DA COSTA PEREIRA
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A Gestão Pública e a Qualidade de Vida dos Servidores: um estudo a partir da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (1992-2017).
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Orientador : ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
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Data: 01/08/2024
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A administração pública, também chamada de gestão pública, é encarregada de coordenar as atividades dos governos federal, estadual e municipal, conforme os princípios legais, éticos e morais, visando o bem-estar geral, estando incluso nesse gerenciamento, a saúde pública. O gestor público deve garantir o cuidado adequado dos recursos humanos da área da saúde, pois o bem-estar dos funcionários e seu desenvolvimento profissional, bem como a insatisfação no trabalho, afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados ao público. Estratégias de cuidado devem ser implementadas para evitar consequências negativas, como baixa qualidade de serviço, mau atendimento e atrasos no sistema de saúde devido ao aumento do absenteísmo nas instituições públicas. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina foi escolhida como objeto de estudo por ser a responsável pelos cuidados da saúde da população da cidade, e que, por mais que os serviços sejam oferecidos a todos de modo geral, surgem os questionamentos: como se configura a atuação dos gestores da Fundação Municipal de Saúde junto a seus servidores? Qual o alcance da atuação da FMS na saúde e qualidade de vida dos seus servidores? Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a atuação da Fundação Municipal de Saúde na qualidade de vida dos seus servidores, entre os anos de 1992 e 2017, bem como as implicações dessa atuação. A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, com o procedimento de natureza bibliográfica, com a análise e discussão de autores por meio de estudos em artigos, livros e teses. E, ainda, foi utilizado o procedimento de natureza documental com a análise de Leis, Decretos, Relatórios, assim como o acesso a fontes complementares, como sites oficiais, a exemplo da FMS e Ministério da Saúde. Como resultado da pesquisa, foram identificadas problemáticas na gestão do SUS e seus efeitos sobre a administração dos recursos humanos na área da saúde. Com base nisso, foram propostas melhorias nas ações de saúde e na qualidade de vida dos servidores públicos da Fundação Municipal de Saúde, discutidas ao longo dos capítulos. Essas discussões viabilizarão pesquisas futuras e permitirão que tanto os servidores atuais quanto os novos reconheçam os cuidados destinado a eles.
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STHEFÂNIA DANYELLE SOARES SILVA
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Implicações Socioeconômicas das Políticas Públicas de Transferência de Renda para Mulheres com Filhos com Deficiência em Teresina PI.
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Orientador : SAMUEL COSTA FILHO
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Data: 26/07/2024
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Ao longo dos anos no processo de desenvolvimento do Brasil, aconteceu um processo de exclusão social e concentração de renda, gerando uma população excluída de direitos e renda, que a impediu de participar dos benefícios de avanço do capitalismo em um grau elevado, que inviabilizaram até o direito ao consumo desde bens para subsistência. Nas últimas décadas do século XX, principalmente com a Constituição de 1998, foram gestadas medidas para minimizar as consequências degradantes vividas por grande parte do povo brasileiro. A política de transferência de rendas passou a fazer parte dessas medidas. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações socioeconômicas e a avaliação das Políticas Públicas dos Programas de Transferência de Renda que focará no Benefício de Prestação Continuada (BPC) dirigido a Mulheres com Filhos Deficientes em Teresina – PI. Esse é um estudo exploratório e descritivo, mediante a utilização terá uma abordagem qualitativa. Quanto ao procedimento de coleta de dados, foi baseada no estudo de casos múltiplos, onde procurou verificar as possibilidades de replicação literal e replicação teórica. Nessa perspectiva este estudo analisa os casos de como o BPC em questão afetam de forma positiva, ou não, às famílias que possuem mulheres titulares dos programas com dependentes pessoas com deficiência, para possibilitar alguma autonomia e melhoria de qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade dessas famílias, atentando para outras vertentes das políticas públicas ligadas a uma melhoria da educação, aquisição de bens consumo durável e a redução da perpetuação dos ciclos de pobreza.
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JOSÉ ROBERTO CARVALHO SILVA
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Laboratório de inovação no setor público: um estudo da atuação do (11) Lab laboratório de inovação em governo da prefeitura de São Paulo.
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Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
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Data: 19/07/2024
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Os laboratórios de inovação no setor público contribuem no fortalecimento do Estado para lidar com o contexto de incerteza em um ambiente de rápida transformação social. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação do laboratório de inovação no setor público da Prefeitura Municipal de São Paulo, o (011) Lab. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Como estratégia, optou-se por realizar os seguintes procedimentos: pesquisa documental e entrevistas. A amostra foi composta por 26 colaboradores técnicos administrativos e 4 gestores. Os resultados das entrevistas e do estudo documental mostraram que O Lab11, laboratório de inovação em governo da Secretaria de Inovação e Tecnologia de São Paulo, tem como missão possibilitar uma administração pública mais próxima da população, focada nas pessoas, com servidores engajados e capacitados. Para isso, atua em três frentes principais: desenho e melhoria de serviços públicos, mobilização de comunidades de práticas de inovação pública e desenvolvimento de capacidades para inovar. Os resultados alcançados incluem maior transparência, eficiência na oferta de serviços públicos, cultura interna voltada para as pessoas e soluções para os problemas da cidade e população. Constatamos ainda que o laboratório enfrenta desafios como a rigidez do setor público, desconhecimento sobre inovação e aversão ao risco, mas os aproveita por meio de programas como o de Linguagem Simples, CopiCola e Premia Sampa, que promovem capacitação, compartilhamento de boas práticas e reconhecimento de soluções inovadoras. Essas iniciativas geram valor público direto para os servidores e indireto para os cidadãos, contribuindo para uma administração mais eficiente e uma sociedade mais desenvolvida.
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KAÍQUE BARBOSA DE MOURA
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PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: um estudo de caso no projeto Banco de Alimentos da Nova Ceasa, em Teresina-PI.
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Orientador : GUSTAVO PICANCO DIAS
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Data: 09/07/2024
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Diante da dinâmica da estruturação econômica e social atual, as Parcerias PúblicoPrivadas têm se consolidado como uma alternativa de ofertar uma maior gama de mecanismos que viabilizem a realização de projetos de infraestrutura públicas através do investimento de recursos de particulares. Ao se considerar em especifico a parceira da empresa Brazilfruit Transporte Importação e Exportação Ltda e o Governo do Estado do Piauí, através da empresa Nova Ceasa, observa-se a implantação e operação do projeto “Banco de Alimentos” que distribui alimentos comercialmente desvalorizados, porém apropriados para o consumo, para a população carente através das instituições cadastradas previamente. O presente trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento da cadeia de distribuição do Banco de Alimentos da Nova Ceasa em Teresina-PI. Para a realização desta análise foram realizadas entrevistas semi estruturadas com gestores, funcionários do Banco de Alimentos e com 7 das 22 instituições não governamentais cadastradas para recebimentos dos alimentos doados. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se o software Atlas.TI. A análise da cadeia de distribuição do Banco de Alimentos da Nova Ceasa em Teresina-PI revelou a importância crucial dessa instituição, embora ainda enfrentando desafios em relação à escala do problema social enfrentado pelos assistidos. Urgem investimentos adicionais para fortalecer suas operações, incluindo a contratação de mais funcionários e a melhoria na estrutura de recebimento de doações. É, portanto, fundamental reconhecer a relevância das doações para as instituições cadastradas, que desempenham um papel vital no atendimento à população, inclusive aquelas fora da cidade de Teresina. Uma limitação da pesquisa foi a escassez de literatura que analise os funcionários dos bancos de alimentos, considerando que estes são parte crucial da cadeia de distribuição. Além disso, houve uma percepção limitada do entendimento dos conceitos-chave da pesquisa por parte dos entrevistados.
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DYLLMAR ALVES DE SOUSA
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MARKETING PÚBLICO NO ÂMBITO DIGITAL: Um estudo sobre o uso das Mídias Sociais pelos Governos dos Estados do Nordeste.
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 28/06/2024
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As Mídias Sociais, com seu poder de alcance, se tornaram um instrumento valioso na comunicação do setor público. Por serem um espaço democrático, os usuários podem interagir mutuamente. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou entender qual é o alcance da comunicação do marketing público nas Mídias Sociais dos governos dos estados do Nordeste brasileiro. A fim de se alcançar uma resposta, foi estabelecido como objetivo geral da pesquisa compreender o envolvimento de seguidores das Mídias Sociais na comunicação do marketing público dos governos dos estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como sujeitos de pesquisa os governos dos estados do Nordeste nas Mídias Sociais. Dessa forma, foram analisados os sites dos governos, buscando um direcionamento para Mídias Sociais e, através de uma plataforma de gestão de Mídias Sociais, foram coletados dados considerando quatro indicadores de desempenho: crescimento diário, postagens por dia, número de comentários e número de reações. Os resultados obtidos demonstram que o alcance dos perfis pode variar de acordo com as estratégias utilizadas, mas que a qualidade do conteúdo precisa estar alinhada com a frequência de publicação. As estratégias podem variar de acordo com a mídia social para alcançar melhor desempenho. Este estudo contribuiu para a forma como se deve olhar para as estratégias de comunicação do setor público nas Mídias Sociais, bem como metodologicamente com uma abordagem exploratória, e teoricamente por trazer essa discussão voltada para a gestão em estados brasileiros.
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PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SOUSA
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ATUAÇÃO DO RELATOR GERAL NO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO ORÇAMENTO FEDERAL (2020-2022).
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Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
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Data: 20/06/2024
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do Relator-Geral no processo de formulação do Orçamento Federal entre os anos de 2020 a 2022. A literatura tem dado bastante atenção à participação do Poder Legislativo no processo orçamentário brasileiro, com foco nas emendas orçamentárias individuais dos deputados federais. Porém, esse tipo de emenda não representa a principal forma de intervenção do Congresso Nacional sobre o orçamento. Os valores reservados para as emendas do Relator-Geral têm ocupado a maior parte desse espaço, especialmente a partir de 2020, devido a mudanças políticas, demandas por investimentos em áreas específicas e pressões externas sobre o processo orçamentário. Partindo disso, questionamos: qual o papel do Relator-Geral do orçamento anual? Qual a finalidade de suas emendas orçamentárias? Para responder a essa pergunta, foram analisadas todas as resoluções do Congresso Nacional e Pareceres Preliminares que versam sobre as regras de atuação do Poder Legislativo sobre o orçamento, bem como sobre dados das emendas orçamentárias apresentadas pelo relator. Nesse contexto, o objetivo a ser avaliado visa identificar quais os critérios adotados na distribuição dos recursos. Os resultados deste estudo indicam que os critérios empregados na distribuição das emendas de relator são predominantemente de natureza política. Ou seja, a distribuição dessas emendas foi utilizada como uma ferramenta para fortalecer coalizões e garantir a governabilidade, dado que o Relator-Geral atua como um mediador entre o Executivo e o Legislativo. Palavras-chave: orçamento; legislativo; relator-geral; emendas.
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UESLLEI SOUSA REIS
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ANÁLISE DAS AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SOB A ÓTICA DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P).
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Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
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Data: 06/06/2024
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Ao longo do último século, a globalização impulsionou o crescimento econômico mundial, mas também intensificou problemas globais como as mudanças climáticas. A Organização das Nações Unidas liderou debates desde os anos 70 para promover políticas de crescimento sustentável. No Brasil, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criada em 1999, visa promover a sustentabilidade na gestão pública. Assim, esse estudo teve como objetivo a análise das ações socioambientais desenvolvidas no Instituto Federal do Piauí (IFPI) com base nos eixos temáticos da A3P, identificando o nível de aderência das práticas implantadas na Administração Pública em busca da gestão pautada no desenvolvimento sustentável. A pesquisa é exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso que inclui os gestores dos campi e setores da Administração Superior do IFPI. Os dados foram obtidos a partir do levantamento documental e bibliográfico, do questionário online e do diagnóstico socioambiental realizado por campus e por setores da reitoria. Na sequência os dados foram tratados e analisados de forma estatística descritiva, utilizando o software Excel na elaboração de gráficos e planilhas. Verificou-se que o IFPI não possuí uma Política Ambiental, apesar de prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Identificou-se que a instituição não elaborou o Plano de Logística Sustentável (PLS), mesmo tendo comissão constituída desde 2015 e que, também, não aplica Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Foi constatado que apenas os Campi Floriano e Corrente tem termo de adesão formal de participação na A3P e que a maior parte das práticas socioambientais do IFPI são aplicadas de forma isolada, não apresentando Plano de Gestão Socioambiental (PGS). As três maiores dificuldades para a implantação do PGS, na visão dos gestores, foram: a escassez de recursos financeiros, seguida pela dificuldade de persuasão à participação de todos e a burocracia. Quanto às motivações destacaram-se: a promoção da conscientização socioambiental, o caráter socioambiental inerente ao IFPI e a elaboração de um cronograma de trabalho adequado à gestão de questões socioambientais. Foram apresentadas as ações que os gestores esperam da instituição, sendo as mais citadas: a sensibilização, o PGS e a Política Ambiental, bem como, quais as questões que eles considerem mais urgentes, que foram: os resíduos, a poluição e a sensibilização. Ao final, diante das constatações apresentam-se como sugestões ao IFPI, a adesão à A3P, que seja elaborada a Política Ambiental, a implantação do PGS e a criação de setor responsável por elaborar, planejar e promover as ações socioambientais.
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RANGEL DE SALES MEIRELES
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A EVOLUÇÃO E EXECUÇÃO DOS RECURSOS PRÓPRIOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PÓS EMENDA CONSTITUCIONAL N° 95/2016.
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Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
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Data: 24/05/2024
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A Administração Pública nos últimos anos tem sido marcada pela escassez de recursos, ao mesmo tempo em que ocorre uma demanda maior por parte da população no que se refere à qualidade da prestação de serviços, por parte das instituições públicas. As universidades federais como instituições públicas de ensino superior são financiadas por recursos orçamentários provenientes do Governo Federal e da fonte do Tesouro da União. Estes numerários deveriam manter o funcionamento dessas instituições, mas nos últimos anos, ocorreu uma redução no volume de recursos da fonte Tesouro repassado à estas instituições, o que tem provocado desafios para honrar seus compromissos com os pagamentos dos contratos de funcionamento e manutenção. Essa mesma ideia foi defendida por Bingab et al (2018), segundo o autor as universidades públicas, mesmo representando um bem social e propiciarem desenvolvimento tecnológico, cultural e econômico aos seus países, têm recebido cada vez menos apoio de recursos do governo para garantir sua manutenção. Diante desse cenário, a arrecadação de receitas próprias oriundas de prestação de serviços, convênios, alienação de bens, aluguéis, aplicação de recursos, dentre outros, pelas universidades federais, configura-se como alternativa viável para o fornecimento de condições para o aumento dos recursos financeiros disponíveis nas universidades federais. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a evolução e execução orçamentária e financeira dos recursos próprios do orçamento das universidades federais no período de 2016 a 2022. Para isso, utilizou métodos quantitativos de caráter estatístico descritivo, evidenciando a evolução da arrecadação da receita própria das universidades federais no período delimitado, destacando as principais fontes de arrecadação, evidenciando o impacto da pandemia de Covid-19 na receita própria das universidades federais e demonstrando como essa dotação orçamentária foi executada ao longo desses anos. A pesquisa conclui que as universidades apresentaram diferentes padrões de arrecadação ao longo dos anos e a necessidade de adaptação a diferentes cenários econômicos e políticos. A compreensão desses mecanismos pode ser úteis para o planejamento de cada instituição. Pode ser acrescentado que os reflexos da crise econômica, além da interferência da Emenda Constitucional nº 95/2016, são observados diretamente nos anos 2018 e 2021, com a utilização do superávit finaceiro, e da pandemia de Covid-19, em 2020, com perdas de arrecadação em torno de 35% em média, essas perdas foram sentidas, ainda, em 2022, limitando a capacidade de arrecadação das instituições. Com base nos resultados alcançados, espera-se contribuir para o desenvolvimento de estratégias efetivas de gestão orçamentária das universidades federais, que possam contribuir na manutenção e no aprimoramento das atividades acadêmicas.
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ERIKA MONTEIRO MESQUITA DE ALMEIDA
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Um Caminho para a Transparência: Condições Necessárias para o aprimoramento da Governança na UFPI.
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Data: 02/05/2024
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O conceito de governança surgiu na literatura a partir dos estudos da teoria da agência, que analisa a separação entre as funções de propriedade e controle como forma de aumentar a eficiência organizacional. Os estudos sobre transparência pública no cenário nacional foram impulsionados especialmente por normativos que traziam obrigatoriedade na divulgação de informações de modo a possibilitar o acompanhamento dos atos praticados pelos gestores, bem como aproximam a gestão pública da sociedade. Neste contexto, as Universidades Públicas Federais, como instituições de ensino superior de abrangência nacional, desempenham um papel fundamental na sociedade e são responsáveis por prestar contas de suas atividades tanto à sociedade em geral quanto aos órgãos de controle governamentais. O objetivo da presente pesquisa é analisar os mecanismos de transparência que são condições necessárias para o alcance de melhoria nos índices de governança pública da Universidade Federal do Piauí. Para o alcance dos objetivos, será utilizado o método de Análise das Condições Necessárias, ou Necessary Condition Analysis (NCA), se baseia na lógica causal da necessidade, em que a presença de um determinado nível de uma condição é necessária para que um certo nível do resultado seja alcançado. Assim, pretende-se identificar os indicadores que são considerados condições necessárias para alcançar melhores índices de governança, resultando em um modelo com poucas variáveis e fortes restrições, o que permite ao gestor concentrar esforços nas práticas e mecanismos que são capazes de gerar mais resultados. Essas descobertas serão relevantes para aprimorar a compreensão sobre os elementos fundamentais que impulsionam a governança efetiva e oferecer insights à literatura sobre o tema. Além disso, poderão proporcionar orientações direcionadas à instituição, indicando áreas específicas em que deve concentrar esforços para obter melhores resultados, visando aprimorar sua governança pública.
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JOÃO EULÁLIO DE PÁDUA FILHO
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JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DAS INTIMAÇÕES RECEBIDAS PELA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO.
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Orientador : FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
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Data: 30/04/2024
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A Constituição Federal do Brasil de 1988, ao garantir a saúde como um direito social, dever do Estado e acesso universal aos cidadãos brasileiros, trouxe importante obrigação estatal, mas sem efetivo incremento da capacidade do Estado. Diante dessa incapacidade de efetivar tal direito, a partir da década de 1990, o Poder Judiciário, em processos individuais, passou a determinar que o Poder Executivo garanta o cumprimento do mandamento constitucional. É o que se chama no campo jurídico de judicialização da saúde. Tal fenômeno, nos últimos tempos, alcançou números expressivos com mais de 520 mil ações em trâmite no Poder Judiciário e a União gasta por ano valores superiores a R$ 1,5 bilhões. Nesse contexto, esta pesquisa analisará, em um estudo descritivo e transversal, as intimações judiciais recebida pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí no ano de 2022 para extração de dados aptos a subsidiar os gestores públicos a tomarem decisões para melhorar a prestação do serviço público de saúde. Busca-se, nesta pesquisa, identificar o custo da judicialização da saúde no Piauí, a idade média dos autores das demandas judiciais, os medicamentos mais demandados, as doenças mais judicializadas, a prevalência ou não de advogados privados no ajuizamento de tais demandas e, inclusive, a existência, ou não, de eventuais fraudes. A partir da análise de tais dados, a dissertação apresentará sugestões para melhoria do serviço prestado pelo Estado do Piauí.
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MARIA LAIR LIBERATO BENTO
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POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO À AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ
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Data: 30/04/2024
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Os comportamentos autolesivos são um fenômeno complexo e vêm sendo considerados um grave problema de saúde pública. Na contramão do mundo, o Brasil vem apresentando índices cada vez maiores de autolesão e suicídio, sendo o Piauí o estado da região nordeste que apresenta os números mais alarmantes. Esta pesquisa tem como objeto a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei n°13.819/2019). Tal política orienta ações de promoção da saúde mental, registros de notificações compulsórias em estabelecimentos escolares, públicos e privados a fim de diminuir as taxas de violência autoprovocada. Por ser recente, esta política necessita de acompanhamento, bem como de um estudo que compreenda se está sendo adequadamente praticada. O objetivo da pesquisa foi analisar a implementação da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e Suicídio focalizando nas ações de promoção da saúde mental desenvolvidas pelas escolas públicas de ensino fundamental da cidade de São João do Piauí (PI), auxiliando no desenvolvimento de estratégias para a melhoria dos efeitos desta política. Metodologicamente, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa por meio da técnica denominada de hermenêutica em profundidade como instrumento de análise dos dados de pesquisa. Quanto às técnicas de coleta de dados, foi utilizada a observação direta, a pesquisa documental e entrevista semi-estruturada com a equipe multidisciplinar da secretaria de educação. Os dados da entrevista foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram elaboradas três categorias de análise: informações sobre os entrevistados e rotina de trabalho; informações sobre os usuários e procedimentos de trabalho; percepções do implementador. Os resultados mostraram uma visão positiva que os implementadores têm acerca da política e de seu trabalho, apontaram também que lacunas na lei abriram espaço para que os burocratas de nível de rua usassem a sua discricionariedade, em especial no que diz respeito aos procedimentos e normas da execução de trabalho. Por ser uma política recente na legislação brasileira não há outros trabalhos que analisem sua implementação, sendo este estudo o pioneiro e por isso vislumbra-se a necessidade de outros trabalhos, principalmente que investiguem os motivos pelos quais a taxa de violência autoprovocada continua a crescer.
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SAMARA EUGÊNIA VIANA MOURA RABÊLO
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Políticas Públicas de Economia Criativa na perspectiva do Desenvolvimento Regional: uma análise no nordeste brasileiro.
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 30/04/2024
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A presente pesquisa propõe uma análise crítica e abrangente da interseção entre a economia criativa e o desenvolvimento regional, com um foco direcionado à região nordeste do Brasil. A introdução destaca a crescente relevância da dimensão econômica da cultura, identificando-a como um dos setores mais dinâmicos da economia global. A pesquisa é impulsionada pela necessidade de compreender como as políticas públicas de economia criativa podem impactar positivamente o desenvolvimento regional no nordeste do Brasil. No decorrer da introdução, são apresentadas diversas abordagens sobre a economia criativa, enfatizando sua ênfase no capital intelectual, inovação e tecnologia como impulsionadores do crescimento econômico. A importância da cultura é ressaltada como um componente vital do desenvolvimento, considerando-a tanto como uma fonte de riqueza econômica quanto como um meio de promover a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Adicionalmente, a dissertação destaca a necessidade de avaliar o impacto das políticas públicas de economia criativa não apenas em termos econômicos, mas também em dimensões sociais, políticas, culturais e ambientais como uma parte intrínseca do desenvolvimento. O estudo proposto examinará as políticas públicas de economia criativa implementadas em nove estados do nordeste brasileiro entre 2011 e 2022, com base na criação da Secretaria de Economia Criativa no Ministério da Cultura. O problema de pesquisa central é perquirir de que maneira as Políticas Públicas de Economia Criativa podem contribuir para o desenvolvimento regional no nordeste brasileiro. Este estudo possui implicações práticas significativas, uma vez que seus resultados podem orientar a formulação de políticas públicas mais eficazes para o setor cultural e a economia criativa. Além disso, a pesquisa preenche uma lacuna importante ao abordar a escassez de dados estatísticos específicos sobre a economia criativa no Brasil, com o objetivo de gerar informações sólidas que possam embasar políticas públicas e compreender seu impacto abrangente no desenvolvimento regional.
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ANATHÁLIA CRISTINA SANTANA DE SOUSA
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NAVEGANDO PELO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Gestão de políticas públicas para alunos com transtorno do espectro autista em uma instituição de ensino superior.
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Orientador : SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
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Data: 26/04/2024
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Este estudo visa avaliar a execução das políticas de acessibilidade e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa pretende responder à pergunta: como essas políticas são executadas pela instituição? O embasamento teórico alinha-se às teorias neoinstitucionalistas que abordam a análise das instituições e suas práticas, juntamente com referências no campo do desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. A investigação sobre inclusão foi fundamentada em estudos específicos que oferecem insights sobre os desafios e estratégias relacionados à inclusão de estudantes com TEA em ambientes acadêmicos. Trata-se de um estudo de caso único, tendo como unidade de análise a UFPI. É uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa. Para coleta de dados, foi utilizada pesquisa documental, questionários e entrevistas. Na análise, empregamos o método de triangulação de dados, com o objetivo de compará-los e interpretá-los. Por fim, com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de intervenção que auxilie na resolução do problema. O estudo justifica-se pela necessidade de avaliar alinhamento entre as práticas institucionais e os objetivos elencados em seu planejamento estratégico no que tange à inclusão de autistas na UFPI. A análise dos dados mostrou que ainda há muitos entraves para a efetivação das políticas públicas de atendimento aos alunos neurodivergentes, especialmente TEA. Mostram também que o SIGAA precisa de aperfeiçoamento, como um campo para que o discente explicite sua deficiência e inclua laudos e quais suas necessidades de apoio humano ou material. Os resultados servem de subsídio para guiar a tomada de decisão dos gestores públicos. Além disso, o presente trabalho representa uma inovação na literatura sobre o tema, suprindo a carência de pesquisas sobre autismo no ensino superior.
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LIZIA BARBOSA ROCHA
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RELAÇÃO ENTRE O DISCLOSURE VOLUNTÁRIO E O IDH NOS DE MUNICÍPIOS DO PIAUÍ.
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Orientador : MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
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Data: 04/04/2024
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Este estudo buscou-se verificar o nível de transparência ativa das informações acerca da gestão pública divulgadas nos portais eletrônicos de municípios piauienses e se há relação entre a divulgação voluntária e o IDH-M. Foram selecionados trinta e seis municípios dentre os 224 municípios piauienses. A seleção foi realizada a partir das doze regiões de desenvolvimento econômico, sendo três por região-IDH-M Maior, Médio e Menor da região. O nível de divulgação voluntária foi verificado a partir do modelo de IDV-M desenvolvido por Avelino (2013) – indicador considerado como uma medida de transparência informacional dos entes públicos, em que possibilita um maior controle social por parte da sociedade. A fundamentação teórica abordou os conceitos de governança e accountability, sustentando os achados pela Teoria de Agência. Foi realizado o teste não-paramétrico de correlação (Spearman). As evidências do estudo apontaram para baixos níveis de disclosure voluntário (18,84%), o que é explicado pela teoria da agência. A correlação com a variável do IDH-M sugeriu uma relação positiva e moderadamente significativa (p=0,491) e dentre os três indicadores que compõe o IDH-M, o da educação foi o mais significativo (p=0,535). O processo de disclosure visa estreitar a relação entre o Estado e os cidadãos, permitindo um maior controle e análise da gestão de recursos públicos pela sociedade. A pesquisa concluiu que há relação moderada entre os dois índices, sugerindo que o IDH-M influencia o IDV-M.
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MARCELO BARBOSA DE MORAIS
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A Função Social da Propriedade e o Desenvolvimento Urbano utilizando os Imóveis da União no Estado do Piauí.
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Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
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Data: 28/03/2024
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O Ministério d e Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), administra o Patrimônio da União e delega para as 26 (vinte e Superintendências nos Estados e mais o Distrito Federal, as quais tem a incumbência d e fiscalizar e zelar os imóveis da União, autorizando a ocupação e estabelecendo diretrizes. A hipótese deste trabalho é demonstrar que existe um forte vínculo entre a boa gestão regional do patrimônio público da União em consonância com a função social da propriedade e o desenvolvimento urbano do Estado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da gestão dos imóveis da União para a função social da propriedade e do desenvolvimento urbano do Piauí, como forma de estudar com maior aprofundamento os instrumentos de destinação dos imóveis da União que estão na instituição à disposição da sociedade e também dar publicidade as destinações que ocorreram no ano de 2020 a 2022, com a exploração das áreas da União, bem como, as inovações com a exploração do espaço físico em águas públicas (espelho d’água), alienações , cessão e regularização fundiária. Todos esses instrumentos podem contribuir para fomentar a economia, com o objetivo de gerar emprego e renda, habitação e turismo. Neste sentido, serão desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: a) contrastar a evolução do Estado no período de 2020 a 2022, com as destinações dos imóveis da União no Piauí, com a visão de realizar políticas públicas para o desenvolvimento urbano da cidade; b) catalo gar os imóveis da União por meio de gráficos, mapas e documentos dos imóveis pré existente que abrangem as áreas da União no Piauí; c) identificar os municípios que foram contemplados no período de 2020 a 2022, com destinações em prol da função social urba na e d o desenvolvimento urbano. A metodologia do estudo apresentado visa aprofundar a pesquisa sobre a função social dos imóveis da União para o desenvolvimento urbano no estado Piauí e assim, propor um processo para se empreender, inovar e desenvolver uti lizando as áreas da União e desta forma, o objetivo proposto do estudo é qualitativo e é composto de pesquisa bibliográfica, documental e d os instrumentos de destinação que estão a disposição da sociedade na Superintendência do Patrimônio da União n o e stado do Piauí (SPU-PI).
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PEDRO ALVES DE MELO GOMES
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PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO E TERCEIRIZAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE COLABORADORES TERCEIRIZADOS E SERVIDORES EFETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO.
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Orientador : MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
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Data: 27/03/2024
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O conhecimento dos fatores que influenciam a percepção de satisfação no trabalho se faz relevante, pois proporciona aos gestores a proposição e implementação de melhorias para o alcance dos melhores níveis possíveis de satisfação e, consequentemente, da melhoria dos resultados auferidos pela organização. O presente trabalho tem como objetivo investigar a eventual existência de diferença no nível de satisfação no trabalho de colaboradores terceirizados frente a servidores efetivos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Metodologicamente, configura-se numa pesquisa de campo do tipo exploratória e explicativa, com abordagem quantitativa. Para a aferição da percepção de satisfação foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), na versão reduzida, criada e validade por Siqueira (2008), dividida em duas seções, a saber: Parte 1 – Perfil dos Respondentes; e Parte 2: Escala de Satisfação do Trabalho. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários, presencialmente e através do Google Formulários, resultando em um total de 391 trabalhadores respondentes, sendo 110 colaboradores terceirizados e 181 servidores efetivos, no período de 16 de outubro a 11 de dezembro de 2024. Na análise dos dados, para a parte da EST, utilizou-se estatística descritiva (média) processada pelo software SPSS (versão 22). As análises foram realizadas utilizando-se as médias de cada dimensão, de acordo com as orientações de Siqueira (2008). O resultado final sugere que existe diferença nos níveis de satisfação de servidores efetivos e colaboradores terceirizados, sendo de indiferença para servidores efetivos e de satisfação para colaboradores terceirizados. Os resultados de cada dimensão mostraram diferenças significativas entre as duas categorias de trabalhadores.
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MÁRCIA DE JESUS SILVA BATISTA
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Alimentação e Sustentabilidade: avaliação da pegada hídrica em cardápios de um restaurante institucional.
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Orientador : GUSTAVO PICANCO DIAS
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Data: 25/03/2024
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O atual sistema agroalimentar alcançou níveis significativos de produtividade, no entanto, tem sido objeto de críticas devido a seus impactos adversos no meio ambiente, razão pela qual a eficiência destes sistemas produtivos vem sendo cada vez mais questionada. Neste contexto, surge o termo “dietas sustentáveis”, baseadas na seleção de alimentos saudáveis, cultivados e processados de forma a não agredir o meio ambiente. Visando mensurar o impacto da ação humana sobre os recursos naturais, indicadores como a Pegada Hídrica (PH) tem sido utilizados no intuito de fornecer dados que promovam uma maior consciência ambiental. Os Restaurantes Institucionais (RI) são espaços nos quais são produzidos um grande volume de refeições, o que requer quantidades significativas de alimentos. Portanto, esses estabelecimentos tem um papel importante na geração de impactos ambientais, a depender principalmente dos alimentos selecionados na composição de seus cardápios. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre a pegada hídrica e a sustentabilidade dos cardápios elaborados pelo Restaurante Institucional do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus São João do Piauí. Adotou-se uma abordagem metodológica do tipo quantitativa, de análise transversal, na qual foi realizada a quantificação da PH dos cardápios executados na instituição, identificando os alimentos que contribuíram de forma significativa para o aumento do indicador, além de investigar o percentual de contribuição do grupo das carnes na PH total de cada refeição. Observou-se uma diferença significativa entre os grupos de cardápios em relação à média de PH, em que a carne bovina apresentou a maior média (4.458,96 l), seguida pela carne suína (2.784,88 l) e carne de frango (1.572,78 l). Verificou-se, que embora a quantidade de produtos de origem animal que compõem os cardápios seja significativamente menor, estes produzem um maior impacto sobre a pegada hídrica. Observou-se também, a ausência de opções vegetarianas nos cardápios. Os achados evidenciam a necessidade de reformular os cardápios da instituição, para alinhá-los aos preceitos da sustentabilidade, no que tange à PH. Essa abordagem, combinada com estratégias de educação ambiental e nutricional, pode promover maior conscientização ambiental da comunidade acadêmica, assim como da administração pública, representando um avanço significativo em direção a uma gestão mais sustentável dos recursos.
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MARLUCE PINTO DE LIMA
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TELETRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS SOBRE O PROGRAMA PILOTO DE GESTÃO DO DESEMPENHO NO IFPA CAMPUS CASTANHAL
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Orientador : SAMUEL COSTA FILHO
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Data: 20/03/2024
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O teletrabalho ganhou evidência durante a pandemia da Covid-19, contudo ele vem sendo utilizado no âmbito do serviço público federal brasileiro desde 2005 e foi implementado no Instituto Federal de Educação do Pará como ferramenta do Programa de Gestão do Desempenho, em 2022, à priori sendo possibilitado aos servidores técnico-administrativos da instituição. Analisar o teletrabalho no IFPA Campus Castanhal sob a perspectiva dos servidores que realizaram adesão a esta modalidade de trabalho é o objeto desta pesquisa, que assim identifica vantagens e desvantagens do teletrabalho empregando como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário estruturado quali-quantitativo como instrumento para coleta de dados. O estudo concluiu que o teletrabalho apresentou resultados predominantemente positivos entre os participantes da pesquisa. No comparativo por gênero os respondentes do sexo masculino não manifestaram emoções negativas, nas respostas do público feminino foram identificadas menções negativas sobre o teletrabalho. Os impactos mais mencionados são de satisfação, produtividade e alegria colaborando para o bem-estar físico e mental dos servidores. Na percepção dos servidores, o trabalho híbrido, em que uma parte do trabalho é feito em casa e uma outra parte é feita na empresa, é a melhor opção de trabalho no IFPA Campus Castanhal. Pesquisas futuras podem ser promovidas a partir desta pesquisa visando elucidar outros aspectos do teletrabalho.
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ROMILDO ALVES EPAMINONDAS
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Os Desafios à Implementação da Progressão Parcial como Política de Gestão no Instituto Federal do Piauí
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Data: 29/02/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como tem se desenvolvido a operacionalização do regime de progressão parcial enquanto política educacional e de gestão para correção de fluxo dos cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí - IFPI. Com essa finalidade, investigou-se dois Campi da instituição, situados ao sul do Estado do Piauí que, como os demais 16, a partir 2020 estariam legalmente obrigados a ofertar o Regime de Progressão Parcial aos estudantes dos Cursos Técnico Integrados ao Médio e Concomitante/Subsequente. Os objetivos específicos deste trabalho são: identificar quais são os objetivos, regras e normas do Regime de Progressão no IFPI; identificar os atores locais responsáveis pela operacionalização dessa política nos campi; compreender como os atores responsáveis pela implementação dessa política interpretam seus objetivos no contexto da sua operacionalização, bem como as dificuldades e potencialidades dessa política; e compreender como os atores responsáveis pela implementação dessa política interpretam seus objetivos no contexto da operacionalização. A pesquisa partiu do pressuposto de que a superação do insucesso escolar tem ganhado cada vez mais força na agenda das políticas públicas educacionais. Em vista disso, políticas de não retenção têm sido desenvolvidas na Educação Básica com o objetivo de mitigar os efeitos da reprovação, e consequentemente corrigir o fluxo escolar. No âmbito do Instituto Federal do Piauí - IFPI, a principal política de não retenção se apresenta na forma da Progressão Parcial. Com o surgimento dessa nova política educacional, algumas questões de ordem prática, normativas e teóricas, se colocam como desafios a serem superados pelos implementadores. Diante disso, a questão norteadora da pesquisa se baseia na seguinte indagação: como tem se desenvolvido a operacionalização do regime de progressão parcial enquanto política educacional e de gestão para correção de fluxo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio? Como método de estudo para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa por intermédio do estudo de caso. Para a coleta de dados, os instrumentos selecionados foram a análise de documentos, incluindo-se as normas gerais e específicas (resoluções normativas), atas; observação e entrevistas. Essas entrevistas foram realizadas de forma virtual, utilizando-se a plataforma Google meet. Os resultados evidenciam que os desafios à implantação da progressão parcial compreendem situações tanto de ordem prática, quanto atitudinais, uma vez que, segundo a visão dos implementadores, não há professores em número suficientes, o tempo para planejamento e execução das tarefas é exíguo, assim como falta uma adesão mais efetiva dos participantes do regime de PP. Embora tenha se constatado também, segundo os argumentos dos implementadores, que a política tem se mostrado eficiente no propósito de corrigir o fluxo e recuperar parcialmente a aprendizagem. Estes resultados podem contribuir tanto no desenvolvimento de outras pesquisas acadêmicas acerca da Progressão Parcial (percepção dos discentes e impacto na aprendizagem), quanto podem incentivar a elaboração de estratégias que possam mitigar, ou até eliminar os problemas de implementação da política educacional analisada.
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RÔMULO OLIVEIRA BARROS
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DESENVOLVIMENTO DO PACOTE R EXPENSESBR COM VALIDAÇÃO A PARTIR DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
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Data: 29/02/2024
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O emprego adequado de evidências na formulação de políticas públicas não apenas promove serviços efetivos e responsabilidade governamental, mas também fortalece a legitimidade dos processos decisórios e a confiança pública nos gestores. Nesse contexto, a transparência e o acesso a informações financeiras e orçamentárias desempenham um papel crucial. A disponibilização clara desses dados possibilita uma avaliação precisa do custo, do impacto e da qualidade das políticas públicas, permitindo ajustes estratégicos pertinentes. Além disso, essa transparência é um pilar vital para a promoção da democracia, da cidadania e da integridade dos recursos públicos. No entanto, a estrutura atual da informação orçamentária se mostra limitada na detecção de aspectos críticos, como gênero, raça, territorialidade e resultados específicos dos investimentos. Neste sentido, utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), este trabalho teve como objetivo desenvolver um artefato em linguagem de programação R – que fora designado “expensesbr” – no intuito viabilizar a agentes públicos, pesquisadores e público geral um mergulho mais profundo na granularidade e completude dos dados de execução da despesa pública federal, para que, através de uma análise multidisciplinar, seja possível extrair insights mais precisos e desenvolver novas soluções que aprimorem a tomada de decisões em finanças públicas. O processo de desenvolvimento do artefato seguiu as fases do DSR, abrangendo desde a identificação de conceitos-chave e elucidação de requisitos até o projeto, o desenvolvimento e a validação do artefato em termos de qualidade e robustez. As validações em termos de economia de tempo, de uso de espaço em disco e de memória RAM evidenciaram que o artefato atendeu satisfatoriamente aos requisitos não fucionais elucidados, indicando que o artefato é capaz de possibilitar acesso aos dados granulares mesmo por usuários com recursos computacionais limitados. A validação da aplicabilidade prática foi realizada com estudo multicaso focado na execução da despesa pública com recursos da ação orçamentária 2994 (Assistência aos Estudantes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica), por uma amostra de dez Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e demonstrou que o artefato atende, também, satisfatoriamente os requisitos funcionais elucidados. O "expensesbr" visa tornar os dados governamentais mais acessíveis e gerenciáveis, contribuindo para uma gestão orçamentária que prioriza a alocação de recursos de acordo com as necessidades governamentais e promove a efetivação de direitos fundamentais por meio de políticas públicas essenciais. Além disso, o estudo enriquece a literatura acadêmica e prática em Gestão Pública, enfatizando a importância de uma abordagem integrada e baseada em dados para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Ao transcender o âmbito puramente acadêmico, a pesquisa oferece uma ferramenta prática e integrada para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas, fortalecendo a base de evidências para uma gestão pública eficiente e transparente.
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GABRIEL CASTRO SANTOS
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Gestão do conhecimento e o desenvolvimento pessoas em contexto de mudança normativa com suporte em competências transversais estudo em Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
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Data: 28/02/2024
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Adaptar-se às mudanças econômicas, tecnológicas e sociais e atingir os objetivos organizacionais, planejar e gerenciar a carreira profissional, ao longo da vida, tem se tornado um desafio cada vez maior. Com isso, as habilidades transversais têm ganhado maior importância nos últimos anos. Na perspectiva de a gestão do conhecimento contribuir com o desenvolvimento organizacional por meio das competências transversais, o objetivo geral, aqui, consiste em analisar a relação entre a gestão do conhecimento e o desenvolvimento de competências transversais no Instituição Federal do Pará - IFPA. O tipo de pesquisa apoia-se na visão positivista da ciência que se fundamenta na ontologia realista e na epistemologia objetivista. A abordagem metodológica é a quantitativa que busca entender como os dados coletados se relacionam com uma teoria pré-existente, permitindo testar ou validar essa teoria com base nos resultados obtidos e, classifica-se como descritiva. Esse tipo de pesquisa investiga as conexões entre as variáveis que o pesquisador quer compreender e emprega descrições para avaliar a intensidade dessas relações baseadas em amostras representativas de uma população. A amostra foi composta por servidores técnicos administrativos e docentes do IFPA, que se disponibilizaram a responder ao questionário. Para isso, o instrumento de coleta de dados proposto para a pesquisa teve o formato de questionário SurveyMonkey. O questionário utilizou escala Likert de 5 pontos para as variáveis competências transversais e profissionais, e de 7 pontos para as variáveis de Gestão do Conhecimento. Os resultados das hipóteses H1, H2 e H3 corroboram a visão predominante na literatura de que a gestão do conhecimento tem um impacto positivo no desenvolvimento de competências transversais. Isso indica que a aplicação do conhecimento é um elemento essencial para o desenvolvimento de competências transversais. Contudo, um achado importante que merece destaque é a necessidade de suporte organizacional para a aplicação do conhecimento. Assim, é fundamental investir em políticas de gestão de pessoas que se concentrem na aplicação e compartilhamento do conhecimento. Esse investimento facilitará o desenvolvimento de competências transversais que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição, sem deixar de valorizar os servidores.
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TELMA MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO
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Estratégias de Permanência na Educação Profissional para Jovens e Adultos no IFPI na perspectiva da Política de Assistência Estudantil.
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Orientador : ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
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Data: 28/02/2024
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A presente pesquisa analisou as estratégias de Permanência na Educação Profissional para Jovens e Adultos no IFPI na perspectiva da Política de Assistência Estudantil. A pesquisa realizou-se com os técnicos formados pelo PROEJA que concluíram a turma do PROEJA referente ao primeiro semestre do ano letivo de 2023 no Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Zona Sul. Para isso, envidar-se-á uma pesquisa de abordagem construtivista, em que as categorias de análise foram desenvolvidas com base na trilogia de dimensões-chave de Vincent Tinto (2017), no que diz respeito à construção da motivação (autoeficácia do aluno, senso de pertencimento e valor percebido do currículo), assim como nas dimensões de adaptação estratégica de Pettigrew (contexto, conteúdo e processo). Reputando-se que a educação é um direito fundamental inerente à pessoa humana, acredita-se que esta pesquisa colaborará não só com a gestão pública do IFPI, mas também com o crescimento de pesquisas relativas à permanência estudantil, uma vez que é primordial obter respostas no que se refere a esta permanência. Teve como instrumento de investigação a entrevista semiestruturada. As transcrições das entrevistas foram importadas para o software ATLAS. ti 23. A partir daí, realizou-se um processo de codificação pelo software de um conjunto de redes semânticas. Dessas, foi realizado um estudo detalhado sobre as codificações geradas por cada categorias: códigos e redes. Em seguida foi definido o código “Motivação”, a rede “Educação”, a rede “Adaptação”, o código “Persistência” e o código “Realização Pessoal” para serem analisadas em função do objetivo da pesquisa que se trata da análise da eficácia das estratégias de permanência na educação profissional para Jovens e Adultos no IFPI, na perspectiva da política de assistência estudantil, uma vez que esta política implementa programas que objetivam assegurar o acesso, a permanência e o êxito estudantil.
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ADRIANA A'URY SILVA LIMA LOPES
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PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFPI 2018-2020: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA.
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Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
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Data: 27/02/2024
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As políticas do governo têm sido elaboradas com o entendimento de inclusão de práticas de sustentabilidade na administração pública. Nesse âmbito, o Decreto No 7.746/2012, em seu Artigo 16o, estabeleceu a necessidade de elaboração de Planos de Logística Sustentável (PLS) pelos órgãos públicos federais. Os PLS são ferramentas utilizadas para o planejamento de órgãos públicos com o objetivo de instituir práticas de sustentabilidade nas instituições e é orientado pela Instrução Normativa (IN) No 10/2012. Sabendo-se da importância do papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no processo da sustentabilidade socioambiental em benefício da mudança de cultura por causa do seu alto nível de transformação e compromisso de inclusão de intelectuais e profissionais na sociedade e diante da relevância e complexidade envolvendo o tema, a pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal do Piauí - UFPI, relativo ao período de 2018 a 2020, no âmbito do Campus Ministro Petrônio Portella, a fim de identificar, entre outras questões: as ações planejadas, realizadas e não realizadas; as dificuldades, os desafios; barreiras e oportunidades enfrentados na implementação do PLS na UFPI; mapear as ações do PLS implementadas nos diversos setores da UFPI; e também detectar se há conhecimento do PLS por parte dos servidores e discentes da UFPI. Dessa forma, este estudo visa a contribuir com reflexões e até mesmo proposições para o alcance de objetivos e metas do PLS, e em consequência disso, colaborar para a sustentabilidade ambiental na UFPI e o alcance da melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como referências análise descritiva, documental, bibliográfica e exploratória. A coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, eles foram organizados, analisados e discutidos, tomando-se como parâmetro os objetivos propostos e o referencial teórico que apoiou a pesquisa. A análise de dados foi realizada por meio da análise de enunciação com a finalidade de analisar o processo de implementação do PLS na instituição. Com a análise dos resultados e relatórios de gestão, percebeu-se que apesar da UFPI já possuir o PLS, a comunidade acadêmica desconhece o plano, embora tenha sido constatado que algumas ações já são colocadas em prática em alguns setores, porém de forma isolada. Percebeu-se também que não foi feita a avaliação do plano após o biênio 2018 - 2020 para reavaliar os objetivos, metas, as ações e sua efetiva implementação.
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GLAUCYELEN DA SILVA PIMENTEL
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QUALIFICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DO IFPA.
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Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
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Data: 26/02/2024
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A busca constante pela eficiência e eficácia dentro das organizações é reflexo da nova dinâmica do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigindo qualificação do capital humano, seja em empresas privadas ou na administração pública. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise do plano institucional de qualificação para os servidores do IFPA, a fim de verificar a existência de políticas internas de qualificação para os servidores da instituição e como elas tem corroborado para eficiência e eficácia no serviço público. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa, a partir da realização de uma análise documental, da aplicação de um questionário e de uma entrevista em profundidade. Os resultados revelam que o IFPA tem buscado intensificar as políticas de qualificação que visam qualificar os servidores, a partir de parcerias com outras instituições e criação de políticas de afastamento interno. No entanto, para os servidores, essas políticas precisam ser mais ampliadas e divulgadas, de forma que possa atender todos os campi e todas as categorias da instituição. Além disso, as coletas das demandas para ofertas dos cursos de qualificação/capacitação precisam ser mais eficientes diante das perspectivas dos servidores, pois os cursos de qualificação que o IFPA tem promovido, até o momento, geralmente não atendem aos interesses e à formação dos servidores. Assim sendo, os servidores são mais influenciados para realizar os cursos de qualificação profissional pela retribuição financeira do que pelo conhecimento e aprendizado gerado pelo curso. Os resultados apresentam uma reflexão pertinente referente à importância da qualificação profissional dos servidores da administração pública para o atendimento do princípio da eficiência no serviço público, previsto na Constituição Federal.
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JULIANA DE OLIVEIRA CORDEIRO
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NEWSMAKING NA GESTÃO DE PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO: uma análise da divulgação científica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Nordeste.
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 26/02/2024
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Estudos sobre jornalismo científico demonstram sua relevância e os impactos provocados pela disseminação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas científicas, porém o tema ainda é incipiente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a divulgação científica nos portais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região Nordeste. Para compreender a divulgação da ciência nas instituições foram investigadas suas páginas oficiais na internet, através de pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utilizando se da análise de conteúdo, com base nos conceitos de valor-notícia, abordados pela teoria do newsmaking, segundo Wolf (2002), Hohfeldt (2001), Harcup e O’neill (2016) e Ramalho e Gradim (2022); observadas as áreas do conhecimento e tipos de pesquisas mais presentes, à partir de Brandão (2007), Bueno (2009, 2010, 2014a) e Carvalho (2011); além de identificar as fontes ouvidas na construção da mensagem, segundo Schmitz (2011). Como complemento do estudo, foram verificados o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Política de Comunicação, quando existente. Foram coletadas as 30 últimas notícias publicadas nos sites oficiais das instituições, a partir do dia 23 de outubro de 2023. Dentre as 330 notícias da amostra, o levantamento identificou 72 que abordam temas relativos à ciência e, dessas, apenas 21 que tratam sobre pesquisas científicas. Os resultados apontam para a presença tímida das pautas sobre ciência nos portais do Institutos Federais. A presença reduzida ainda indica o interesse predominante nas ciências básicas e pesquisas aplicadas. As fontes especializadas compartilham o espaço com as fontes institucionais. Foi verificada também a abordagem superficial do conteúdo científico. A análise dos resultados permite dizer que, apesar da sua relevância, a prática do Jornalismo Científico nas instituições é insuficiente e limitada pela rotinização. Essa pesquisa contribui para a compreensão do espaço ocupado pela ciência nas divulgações das instituições superiores de ensino e suas principais características. Em relação à aplicação prática, a contribuição se dá no âmbito das estratégias de gestão de comunicação, o que possibilita o fortalecimento da imagem institucional.
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ZILDA DE BRITO LIMA
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A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPI: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL NO PERCURSO ACADÊMICO DOS BENEFICIÁRIOS.
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Orientador : NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
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Data: 22/02/2024
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A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (POLAE) foi regulamentada com base no Decreto nº 7.234/2010 que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) cujas ações têm o propósito de viabilizar a igualdade de oportunidades, especialmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, bem como contribuir para a melhoria de seu desempenho acadêmico. Procurando identificar o alcance e a contribuição da política frente aos indicadores de desempenho acadêmico, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a contribuição do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Piauí na promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários. Para contemplar o objetivo proposto, tem-se como objetivos específicos: a) analisar o desempenho acadêmico, considerando os indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão dos estudantes PAEVS, nos anos de 2014 a 2022; b) qualificar o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes no Ensino Técnico Integrado ao Médio nos anos de 2018, 2019 e 2020 comparando os indicadores educacionais de evasão, reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não beneficiários do PAEVS; c) comparar os resultados dos indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não beneficiários do PAEVS dos campi investigados, identificando as singularidades e diferenças que contribuem para suas performances. Para tanto, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfico-documental, utilizando, como fontes de pesquisa, livros, artigos e legislações que tratam sobre a temática da assistência estudantil. Como instrumentais de coleta de dados, foram utilizados a tabela de indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão do PAEVS além dos relatórios de dados institucionais e sites oficiais. A partir da análise dos dados coletados, foi feita uma análise quanti-qualitativa que respondeu ao objetivo proposto o qual comprovou que o PAEVS ao longo do período analisado vem contribuindo com a promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários e, dessa forma, pretende-se continuar na defesa de uma política de estado, transformando o PNAES em lei para, assim, fortalecer a política de assistência estudantil nas Universidades e Institutos Federais e consequentemente no Instituto Federal do Piauí.
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RAIMUNDO NONATO LEAL
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TRABALHO REMOTO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EM CONSEQUÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19: PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO, FUNCIONAMENTO E POSSIBILIDADES PARA OS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI.
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Orientador : FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
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Data: 16/02/2024
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Em virtude da emergência de saúde pública, os servidores dos Institutos federais de educação foram autorizados a desempenhar suas atividades remotamente, durante o período em que perdurasse a situação relacionada ao Coronavírus. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de implantação, funcionamento e as possibilidades geradas pelo trabalho remoto no serviço público federal, em especial nos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do IFPI, no período pandêmico, entre 2020 e 2022. A investigação de natureza teórica aplicada utiliza como técnicas de pesquisa questionários estruturados e análise de documentos que tenham relação com o tema. Foi obtido 175 (cento e setenta e cinco) respostas válidas, em um total de 18,51% da população da pesquisa que eram 956 (novecentos e cinquenta e seis). Para a análise foram divididos de acordo com o perfil funcional, sociodemográfico, aspectos relacionados a estrutura para a realização do trabalho remoto durante o período da pesquisa, aspectos relacionados a execução do serviço público via trabalho remoto e aspectos relacionados ao teletrabalhador. O referencial teórico desta investigação, inicia com a evolução do serviço público no Brasil desde o período colonial, passando pelo período imperial, depois pelas principais reformas administrativas do Estado (reformas no Governo de Vargas, no Governo dos Militares, até no Governo de Fernando Henrique Cardoso). Na sequência apresenta-se os conceitos e contexto histórico do trabalho remoto, como ele surgiu na administração pública brasileira e finaliza com os aspectos introdutórios da implantação dessa modalidade no IFPI. A análise dos dados coletados demonstrou que, em termos gerais, a implantação ocorreu de forma inesperada, que a maior parte dos servidores possuíam equipamentos de TIC de boa qualidade para realizar as atividades, porém, não dispunham de mobiliário e espaço adequada. como vantagem, houve uma flexibilidade de horários, uma maior autonomia, menos interrupções durante a execução do trabalho, maior celeridade na tramitação de processos e na execução de atividades, menos custos com deslocamentos, maior interação familiar e melhor qualidade de vida para o servidor. Já como desvantagem tem um menor intercâmbio de conhecimento com os colegas de trabalho, a estrutura física, em casa insuficiente, falta de treinamento para essa modalidade laboral, conciliação com o ambiente doméstico e a falta de meios de comunicação instantâneo para uma comunicação rápida com servidores e o público em geral. A maioria dos servidores respondentes indicaram que suas atribuições são possíveis de serem realizadas via trabalho remoto parcial e preferem essa modalidade laboral. A aplicação prática do trabalho remoto nessas instituições demanda softwares que permitam a execução das atividades e o acompanhamento pelas chefias e setores de recursos humanos. Além disso, é essencial a definição de quem será o provedor dos equipamentos a serem utilizados. Um estudo mais aprofundado pelos próprios órgãos, através de seus servidores, pode ser o ideal para implantação de um projeto-piloto de trabalho remoto, aproveitando os resultados e as recomendações práticas aqui descritas.
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TOMÁS DELMONDES SOARES
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A EFICIÊNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE SOB A VIGÊNCIA DO NOVO REGIME FISCAL (EC No 95/2016): uma análise longitudinal e comparada
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Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
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Data: 16/02/2024
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No ano de 2016 foi aprovada a Emenda Constitucional nº95 que vista como uma tentativa de controle fiscal para reorganizar a trajetória de déficit fiscal iniciado no ano de 2014 no Brasil. Uma das políticas públicas que são impactadas pelos efeitos fiscais do teto de gastos é a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica - RFEPCT. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os níveis de eficiência de escala nos institutos federais de educação ciência e tecnologia das regiões norte e nordeste no período anterior e posterior à vigência da EC Nº 95/2016. Foi feita análise longitudinal comparada dos dados coletados por intermédio do uso Data Envelopment Analysis (DEA) para mensurar os scores de eficiência alcançados pelos 18 Institutos Federais das regiões norte e nordeste no período anterior e posterior à vigência da EC 95/2016. Os objetivos específicos dessa pesquisa buscam levantar o panorama geral das variáveis input e output do período pré e pós-vigência da EC 95/16 para o setor da educação; identificar o modelo adequado para aferir o nível de eficiência técnica relativa para o ensino médio integrado e superior; comparar os resultados das DEAs aplicadas no ensino médio integrado e superior, entre os períodos pré e pós-vigência da EC 95/16; e recomendar, por meio do relatório técnico, estratégias em prol de melhoria de eficiência técnica para os IFs selecionados. Os resultados demonstram que a variável orçamentária é um critério secundário para a mensuração de eficiência dos IFs em ambos os níveis de ensino, sendo responsável por adicionar somente 11% no modelo de eficiência no ensino médio e pouco mais de 3% no ensino superior. Além disso, observa-se que as variáveis relacionadas ao quantitativo de docentes disponíveis nas instituições surge como as variáveis com maior peso nos modelos DEA encontrados. Observa-se crescimento de 4% na eficiência de escala mensurada na comparação entre períodos para o conjunto de dados do ensino médio integrado e de 0,7% para o ensino superior. Os resultados também demonstram que 33% da amostra do ensino superior apresenta perda de eficiência no segundo período analisado, enquanto o ensino médio apresenta somente um IF com perda de eficiência no comparativo entre o período pré e pósvigência da EC 95/16 e que somente 2 IFs conseguiram manter-se com eficiência máxima em ambos os níveis de ensino e em ambos períodos analisados. O estudo contribui para fundamentar estratégias voltadas ao desenvolvimento das atividades da RFEPCT, uma das maiores políticas públicas brasileiras voltada para o setor de educação.
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RUSNIEL FONSÊCA DE CARVALHO
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AS DINÂMICAS DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES TRANSGÊNERAS E TRAVESTIS NA POLÍTICA BRASILEIRA
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Data: 09/02/2024
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Nos últimos anos houve um aumento na representação política com a presença e participação de mulheres cisgêneras e pessoas de identidades transgêneras femininas, que foi acompanhado por práticas de violência contra elas na arena política. O objetivo deste trabalho é compreender as dinâmicas das violências contra mulheres transgêneras e travestis na política Brasileira, em nível de disputas ao Congresso Nacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de um estudo em matérias jornalísticas e falas das parlamentares sobre as violências que sofrem enquanto mulheres transgêneras e travestis na política Brasileira. Como resultados, as Violência Contra Mulheres Transgêneras e Travestis em Cargos Políticos (VCMTTP) foi expandida, destacando sua relação com a restritividade no cenário político, de maneira análoga à Violência Contra Mulheres em Cargos Políticos (VCMP). Foram explicitados o impacto direto da VCMTTP na democracia, o desencorajamento da participação política feminina e a ausência de discussões sobre cotas e paridade de gênero associadas à VCMTTP. Conclui-se que com uma proposta de síntese das características da VCMTTP, informando em que ela se assemelha à VCMP e em que difere, dado seu contexto específico e situação social que é cenário para as disputas eleitorais de candidatas que fogem à heteronormatividade e à binaridade do gênero para viverem suas identidades.
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JAQUELINE MORAES DA SILVA
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FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO ECONÔMICO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE BREVES, ARQUIPÉLAGO MARAJOARA/PA
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Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
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Data: 07/02/2024
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A Agricultura Familiar é reconhecida como a principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Contudo, o agricultor familiar encontra-se em um cenário de baixa renda e insegurança alimentar. Tendo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) revelado nos anos de 2004, 2009 e 2013 um cenário alarmante de insegurança alimentar no meio rural. Tendo isso em mente, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os fatores que influenciam para o sucesso econômico dos agricultores familiares do município de Breves, Arquipélago Marajoara/Pará. Município este que está entre os municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, 0,503 (Atlas Brasil, 2023), mesmo este estando localizado em uma região de riqueza natural ímpar, composta por campos naturais, planícies alagadas e densas florestas (Gonçalves et al., 2016). Para alcançar o objetivo almejado, a abordagem metodológica é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Os seus procedimentos estão ancorados em métodos bibliográfico, documental e de levantamento de dados. E seu instrumento de pesquisa o questionário (com perguntas abertas e fechadas), onde pode contar com a participação voluntária de agricultores familiares do município. Portanto, caracterizando por coleta de dados por amostragem, do tipo não probabilística por conveniência, de observação direta e extensiva. Diante de todo trabalho desenvolvido foi possível perceber o quão o segmento da agricultura familiar no município de Breves está precisando de suporte, atenção. Como resultado, os agricultores veem os fatores como ampliação de conhecimento/capacitação; Assistência Técnica e Extensão Rural; diversificação de culturas; crédito rural; realização de parcerias na produção (sociedades cooperativas); e elemento valor agregado e territorialidade de importância crucial para a mudança da realidade apresentada nos indicadores.
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BRUNO GALISA DE OLIVEIRA
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PRÁTICAS SOCIAIS RELACIONADAS À GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA SECRETARIA DE ESTADO DO PIAUÍ: UMAABORDAGEM À LUZ DA ETNOMETODOLOGIA.
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Data: 02/02/2024
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O cenário de capitalismo globalizado impõe um novo ritmo à Administração Pública, demandando adequação às suas práticas sociais para atender à demanda de uma população cada vez mais exigente e imediatista quanto aos serviços e produtos ofertados pelo Estado. A Gestão por Competências (GPC) emerge desse cenário, tendo como premissa alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico institucional, visando a agregar valores sociais e econômicos à organização, por intermédio do desenvolvimento de competências individuais e coletivas que possibilitarão incremento de agilidade e qualidade nas entregas. O estado do Piauí movimenta-se para implantar o modelo, inclusive em órgãos que compõem a Administração Pública direta – caso da secretaria de estado objeto deste estudo. Porém, as experiências de GPC no setor público ainda suscitam desafios, o que exige uma análise aprofundada para cada caso concreto, tendo em vista suas diferentes abordagens – quantitativas e qualitativas –, inclusive sob a lente das práticas, dado o seu potencial de explorar o campo em âmbito coletivo, situado e provisional. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivos específicos levantar o processo de desenvolvimento da GPC na organização sob análise; identificar as práticas sociais do desenvolvimento da GPC na organização sob análise; e compreender tais práticas, apontando insights sobre o cenário que delas emerge. Para tanto, o pesquisador lançou mão de um instrumental teórico-metodológico inspirado pelos Estudos Baseados em Prática (EBP), a partir da Etnometodologia (EM), desenhado conforme o modelo quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), em cujo polo técnico constou estudo de caso com análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas. Do esforço, identificou-se três práticas relacionadas à implantação da GPC na secretaria: uso de tecnologias digitais de informação e comunicação; resistências e; negociações. Interpretação e análise dessas práticas apontaram que a GPC constitui a raiz e o fruto de interações sociais, que a moldam e são moldadas por ela, recursivamente, no cotidiano. Os insights relacionados a essas práticas apontaram que a GPC, na secretaria, é atravessada por questões de assimetrias de competências, cultura organizacional, condições de trabalho e interações amparadas em juízos de valor e redes sociais.
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IRLANDA PIRES DE SÁ SOUSA
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A COMPREENSÃO DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS E O CONTROLE SOCIAL: um elo necessário para uma gestão pública voltada às demandas sociais
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Data: 31/01/2024
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O presente trabalho, cujo objeto de pesquisa são os Relatórios Contábeis de Propósito Geral - RCPGs das Entidades do Setor Público, teve como objetivo avaliar a ‘compreensibilidade’ por parte dos usuários dos RCPGs do Instituto Federal do Piauí - IFPI, em conformidade aos pressupostos da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (NBC TSP Estrutura Conceitual, 2016). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter descritivo. Esperando subsidiar a pesquisa no tocante da 'compressibilidade' do PDI (2020/2024) e do Relatório de Gestão 2022, mediante a aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas, o survey é composto por questões objetivas de múltipla escolha e escala likert, seguindo os passos de Oliveira et al (2018). A população acessível é composta por 215 alunos dos cursos superiores e 74 servidores ativos do Instituto Federal do Piauí – Campus São João do Piauí. Os resultados apontam para o desinteresse e a incompreensão dos RCPGs por parcela significativa dos usuários e dará subsídio à alta gestão do IFPI, para reavaliar o modelo adotado e implementar as mudanças que julguem necessárias, assim como canalizar esforços para uma mudança cultural que valorize a participação social, na medida em apresenta o feedback dos usuários. A pesquisa serve de parâmetro para outras instituições com estruturas semelhantes. Elaborou-se um Relatório Técnico de Pesquisa para apresentar à instituição (gestores, alunos e demais servidores), como forma de contribuição prática e de se levantar discussões necessárias para a efetivação do controle social.
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ANA CAMILA DA SILVA
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A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO TERCEIRIZADO: um estudo sobre a percepção dos servidores públicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)- Campus Barreirinhas
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Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
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Data: 29/01/2024
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A expansão das Instituições Federais de Ensino permitiu a ampliação das instalações físicas dessas organizações, fato que demandou a contratação de servidores terceirizados para auxiliar nas atividades de apoio. Nesse contexto, a literatura aponta o aumento da precarização do trabalho terceirizado em decorrência dessa modalidade de contratação. Em face dessa realidade, o objetivo precípuo deste trabalho consiste em analisar a precarização do trabalho terceirizado a partir da percepção dos servidores públicos que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Barreirinhas. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta-se como estudo de caso, descritivo e de abordagem qualitativa. Para tanto, a coleta de dados consistiu em uma pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, além da realização de entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.TI. Os resultados revelaram que os entrevistados compreendem a importância dos serviços prestados e do trabalho desenvolvido pelos terceirizados, contudo, no contexto da administração pública, os efeitos da precarização do trabalho terceirizado não se restringem aos trabalhadores, havendo, portanto, um grande esforço da gestão pública para lidar com seus efeitos. Dessa forma, os resultados da pesquisa podem contribuir com a Administração Pública, ao prover informações acerca do processo de precarização do trabalho terceirizado existente na instituição avaliada, uma vez que este influencia na saúde e no bem-estar dos trabalhadores terceirizados, com repercussões negativas na qualidade dos serviços ofertados à comunidade.
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DEYSE MACEDO PACHECO
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PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL: um estudo dos mecanismos de implementação da legislação ambiental em um município de pequeno porte.
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Data: 26/01/2024
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A gestão ambiental municipal vem com intuito de possibilitar que ações mais específicas e, consequentemente, resultados mais efetivos sejam possíveis, visto a necessidade cada vez maior de discussão e disseminação de apoio ao meio ambiente. Diante disso, a pesquisa pauta-se na Gestão Ambiental Pública com a problemática: Como as práticas de gestão ambiental desenvolvidas em um município de pequeno porte podem promover a efetividade da legislação ambiental? Tendo como objetivo analisar se as práticas de gestão ambiental em um município pequeno de pequeno porte promovem a implementação da legislação ambiental. A relevância se dá visto a necessidade de conservação e grande expressividade que o tema tem ganhado, principalmente com os efeitos dos impactos ambientais negativos cada dia mais evidentes, para isso é importante a efetividade das práticas de gestão ambiental, a estrutura do município, legislação ambiental, pessoas capacitadas, comunicação eficiente, além de possibilitar que os resultados possam gerar informações que despertem os gestores municipais e população quanto a reflexão sobre a temática, corroborando com elaboração, avaliação e efetividade de ações. Para realização do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma pesquisa documental. Utilizada entrevista com roteiro semiestruturado, como forma de verificar como as ações de gestão ambiental desenvolvidas no município podem promover a efetividade da legislação ambiental e quais são as estratégias de divulgação/visibilidade dessas ações. Como resultados foram apresentadas as legislações vigentes no município, bem como as ações ambientais contidas no PPA 2014-2017 e 2022-2025, e ainda, que as ações ambientais contidas no PPA contemplam os ODS em diversas metas. Por fim, são explanados os dados das entrevistas com relação às ações ambientais e projetos desenvolvidos no município, a participação ainda pequena da população nas perspectivas ambientais, parcerias entre secretarias do município, bem como do Estado, para que as ações sejam implementadas. O direcionamento da divulgação das ações ocorre por mídias sociais, em sua amplitude, sendo direcionadas para a população na busca dessa conscientização.
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ANDREY CARLOS SILVA SOUSA
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A accountability judicial institucional exercida pelo Conselho Nacional de Justiça considerações teórico-práticas a partir do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
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Orientador : NELSON NERY COSTA
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Data: 24/01/2024
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O princípio da eficiência foi incluído na atual ordem constitucional, através da Emenda Constitucional no 19/1998, a tornando, assim como a legalidade, moralidade, impessoalidade, com um dos princípios basilares da estrutura da administração pública direta e indireta. Neste cenário, e com o fito melhor o acesso democrático à justiça, nasce o CNJ como novo órgão do Poder Judiciário, com atribuições de controle administrativo e financeiro. A fim estimular o maior desenvolvimento da atividade judiciária, no que quesito eficiência, passou a compreender, incentivar e implementar a gestão administrativa de processos judiciais. Em sua política de estimulo a uma boa governança pública, tem o CNJ, por meio da accountability, investido em ferramentas de gestão, com acompanhamento detalhado do fluxo de trabalho desenvolvidos pelas unidades judiciais estaduais e federais, como forma de identificar gargalos, e, elaborar ações corretivas. O Prêmio CNJ de Qualidade é uma parte importante desse processo de accountability, aqui denominada como judicial comportamental, eis que utilizado não só como uma ferramenta de controle, mas, também como um incentivo para os tribunais buscarem a excelência em suas operações. Dessa forma, diante da notável evolução do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí no biênio de 2020 a 2022, que garantiram seu o avanço dentro o ranking do CNJ, da 27a para a 11a posição, esta pesquisa procurará responder aos seguintes questionamentos: se o Tribunal de Justiça do Piauí implementou politicas administrativas de gestão judiciaria e de planejamento estratégico no biênio de 2021 a 2022, como forma de garantir seu avanço no ranking do prêmio CNJ de qualidade, nos eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia? E, em caso positivo, quais foram elas?”. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o papel do CNJ, como órgão de fiscalização e gestão do Poder Judiciário, a partir das suas funções correcional e de planejamento central, por meio dos cumprimentos de metas pré-estabelecidas para pontuação junto prêmio CNJ de qualidade, a partir dos reflexos junto ao Judiciário Piauiense. Como específicos: identificar quais os aspectos da prestação jurisdicional, estabelecidos pelo CNJ como pressupostos da garantia ao acesso à justiça ao Poder Judiciário Estadual; analisar os avanços e retrocessos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em comparação aos demais tribunais estaduais, nas edições dos prêmios dos anos de 2020 a 2022, no que tange aos eixos de governança, transparência, produtividade e dados e tecnologia; e contextualizar a importância da relação entre uma boa gestão pública administrativa e a melhoria dos resultados de governança, ainda que aplicada por Poderes que não possuem a função precípua de administrar. Para isso, a pesquisa tem abordagem qualitativa e de estudo de caso. O estudo conclui que o investimento em uma cultura de planejamento estratégico é fundamental para o avanço das políticas de gestão, em uma organização pública. Ademais a que a accountability judicial comportamental do CNJ e o seu Prêmio de Qualidade estão inter-relacionados, e, juntos, incentivam os tribunais, como o TJPI, a melhorar continuamente suas operações e serviços.
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JANE GABRIELA SOARES DE LEMOS
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AS RELAÇÕES ENTRE CAPACIDADES DINÂMICAS E COMPORTAMENTOESTRATÉGICO COM A INOVAÇÃO: Uma Análise da percepção dos servidoresdeuma Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
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Orientador : MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
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Data: 24/01/2024
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Inovação, atualmente, tem sido posta como elemento para solucionar possíveis desafiosemergentes presentes nas atividades da gestão pública, já que em ambientes de escassezderecursos as organizações precisam se adequar continuamente, aprimorando atividadesereduzindo desperdícios de forma a manter qualidade e eficácia. O presente trabalhodedissertação, se sustentou no fato de que, Capacidades Dinâmicas e ComportamentoEstratégicosão construtos que antecedem a Inovação em uma Instituição de Ensino Federal de Educação,Ciência e Tecnologia. Nessa linha de pensamento, buscou-se, no ambiente de uma organizaçãofederal de educação, ciência e tecnologia, analisar a influência exercida pelas CapacidadesDinâmicas e do Comportamento estratégico na Inovação dos serviços prestados peloInstitutoFederal do Piauí – IFPI, a partir da percepção dos seus servidores efetivos. Para tanto, teve-secomo objetivos específicos: (i) Mensurar o efeito das Capacidades Dinâmicas na Inovação; (ii)Mensurar o efeito do Comportamento Estratégico na Inovação; (iii) Mensurar oefeitodasCapacidades Dinâmicas no Comportamento estratégico; e (iv) Elaborar umFrameworkparaaInovação no IFPI. A pesquisa que foi desenvolvida é do tipo exploratória e explicativa, apartirde levantamentos estatísticos de, pelo menos 223 (duzentos e vinte e três) participantesservidores do IFPI em seus 21 campis, tendo como técnica uma amostra não-probabilista,intencional e por acessibilidade. Conseguiu-se 262 (duzentos e sessenta e dois) questionáriosrespondidos e validados. Para tanto, foi utilizado coleta de dados a partir de reuniões presenciaiscom autorização do IFPI, como também foi encaminhado o questionário através dosetordecomunicação para os e-mails institucionais de todos servidores. Os resultados revelaramqueosconstrutos Capacidades Dinâmicas e Inovação se relacionam positivamente (β=0,81, p<0,01); o Comportamento Estratégico influencia positivamente na Inovação (β=0,09, p<0,10) apesardemostrar-se com pouca intensidade e a dimensão Capacidades Dinâmicas exerce umefeitopositivo sobre o Comportamento Estratégico (β=0,56, p<0,01). Assim, os dados permitiramconfirmar as hipóteses levantadas no estudo. Discorre-se que o estudo permitiu perceberaimportância de avanços no campo de pesquisa quanto aos aspectos de inovaçãoecomportamento estratégico nas instituições de ensino.
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ADISON ALMEIDA DO NASCIMENTO
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DIREITO À EDUCAÇÃO EM CRECHES PARA CRIANÇAS ENTRE ZERO E TRÊS ANOS: desafios para a efetivação da decisão do Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinário no1.008.166/SC, pelos municípios da microrregião de Floriano-PI.
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Orientador : NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
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Data: 23/01/2024
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O presente trabalho teve como tema o direito à educação, delimitado pela subespécie o direito à educação de crianças entre zero e três anos de idade, em creches. A temática da pesquisa está inserida na situação provocada pela prolatação da decisão do Supremo Tribunal Federal em sede do Recurso Extraordinário no1.008.166/SC, para, em divergência com a expressão literal da lei, obrigar o poder público a efetivar o direito à educação às crianças de todas as idades, inclusivas aquelas entre zero e três anos. A situação provocada por essa decisão levou a realização desta pesquisa restrita à análise das possibilidades e desafios da implementação dessa política pública no âmbito dos municípios da microrregião de Floriano-PI. A ausência do termo “obrigatoriedade” no artigo 208, incisos I e IV da Constituição Federal, em relação ao ensino para crianças abaixo dos quatro anos, foi à causa de várias demandas administrativas e judiciais, contra o poder público, para exigir a oferta de vagas em creches para crianças dessa faixa etária; essas demandas culminaram com a decisão do Supremo Tribunal Federal que contemplou uma interpretação sistemática da constituição que garante o ensino a todas as crianças a partir de zero ano de idade. O objetivo geral do estudo foi perquirir meios e formas para que os municípios possam proporcionar, nos respectivos territórios, o direito fundamental à educação em creches, na subespécie educação em creches para crianças entre de zero e três anos.Foram objetivos específicos:analisar o direito a educação em creches, com foco nas crianças entre zero e três anos; apresentar as dificuldades para o cumprimento de tal direito, em especial por municípios como os da microrregião de Floriano-PI, e como tais dificuldades poderiam ser superadas; e propor um plano destinado a auxiliar os municípios-alvos da pesquisa no processo de implementação de novas vagas em creches. Tratou-se, principalmente, de pesquisa bibliográfica e documental; e, também, secundariamente, de pesquisa de campo. Ficou evidenciada a necessidade da efetiva implementação pelos municípios da política pública
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