A presente pesquisa tem como proposta investigar a participação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Buriti dos Montes nos processos de elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação (PME). Neste sentido, os Planos Municipais de Educação são compreendidos como documentos, que ao serem instituídos por lei, poderão se constituir em novo parâmetro para a construção de políticas públicas, uma vez que, definem intenções, estratégias e ações, à luz da Constituição Federal de 88, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) e outros marcos legais. O objetivo geral do estudo foi analisar a participação do Conselho Municipal de Educação de Buriti dos Montes nos processos de elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação. Especificamente objetiva: conhecer a trajetória de constituição dos Planos de Educação (PNE, e PME) nos contextos nacional e municipal; discutir o controle social realizado pelo Conselho Municipal de Educação nos processos de elaboração e implementação das ações do PME do município de Buriti dos Montes; descrever o processo de elaboração e implementação das ações do PME e caracterizar a realidade da educação municipal, no contexto de participação do CME – Conselho Municipal de Educação nos processos de elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação. A pesquisa partiu do seguinte problema. Como o Conselho Municipal de Educação de Buriti dos Montes participou dos processos de elaboração e está participando dos processos de implementação das ações do Plano Municipal de Educação? Para respondê-lo, realizou-se estudo bibliográfico sobre a trajetória histórica do planejamento educacional no Brasil, com ênfase nos Planos de Educação, buscando evidenciar os caminhos trilhados, contextualizar e analisar estas políticas à luz da legislação. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por ser esta a que melhor se adequou ao objeto e objetivos da investigação. Foi realizada pesquisa de campo, com vistas a aproximação do objeto de estudo, a obtenção de conhecimentos a respeito do problema, confirmação das hipóteses levantadas e, finalmente, a descoberta de relações entre fenômenos ou fatos novos e suas respectivas explicações. Também, foi feita a análise documental do Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025), das atas de reuniões relacionadas a implementação do PME no município investigado. O cenário da pesquisa foi o município de Buriti dos Montes. O critério de escolha deu-se em função desse município ter sido um dos primeiros do Estado do Piauí a implementar seu Conselho Municipal de Educação. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada com conselheiros municipais de educação.