Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA LEAL LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA LEAL LEITE
DATA: 12/12/2017
LOCAL: Sala 323-E /CCHL
TÍTULO: AS OUVIDORIAS DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SOB A GESTÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DOS SERVIÇOS HOSPITALARES: MODELO INTEGRADO DE GESTÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ouvidoria. Gestão Pública. Hospitais Universitários Federais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Ouvidoria atua como agente de mediação no diálogo entre os cidadãos e as Instituições, constitui-se como instrumento de participação social na gestão democrática, a fim de que o cidadão possa ter a oportunidade de ser participante dos processos de gestão para o aprimoramento da qualidade e da oferta dos serviços públicos. O interesse pela temática surgiu conjuntamente com a vivência acadêmica e as experiências profissionais pelo despertar de alguns princípios no tocante a democratização e a participação popular bastante discutido na gestão pública atual, com o intuito de garantir a transparência pública e o exercício da cidadania. A Ouvidoria pauta-se nos princípios constitucionais e atua como instrumento de participação na gestão democrática, como representante legítima dos interesses dos cidadãos. O objetivo geral do trabalho é analisar as estratégias de gestão que Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) implanta nas Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (HUF) e como objetivos específicos, caracterizar os modelos de Ouvidorias instituídas nos HUF com o foco na estrutura e processos de trabalho; analisar as ações desempenhadas pelas Ouvidorias na busca pela melhoria da gestão pública nos HUF; e descrever a inter-relação das Ouvidorias dos HUF gerenciadas pela EBSERH. O estudo é de natureza aplicada, trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, do ponto de vista dos objetivos é caracterizado de pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa-participante. A coleta de dados foi efetuada com aplicação de questionário semiestruturado com 35 sujeitos e por meio da análise documental a ser realizada para complementação de dados. O tratamento e análise dos dados serão por categorização para a descrição dos resultados relacionados à Caracterização das Universidades, dos Hospitais Universitários, das Ouvidorias e de suas atividades desempenhadas.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo ao Programa - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 15:00