A presente pesquisa tem como objetivo analisar as ferramentas do Módulo de Patrimônio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC da Universidade Federal do Piauí - UFPI, verificando se os instrumentos de gestão propostos pelo Sistema são eficientes para a gestão do Patrimônio da UFPI, considerando a gestão gerencialista, a qual se acredita ser predominante ainda que permaneçam alguns traços que remetem ao patrimonialismo e burocracia, tendo em vista que alguns autores como Abrucio (1997) e Bresser-Pereira (1996) sugerem que a mescla das ações administrativas oriunda de reformas administrativas permanecem ativas no âmbito da gestão das instituições públicas. Relacionando a mutabilidade que a gestão pública vem passando desde a década de 1970, devido à globalização e o impacto da mesma nas organizações, e relacionando-a às ferramentas informacionais utilizadas pelas universidades federais no intuito de padronizar as ações de gestão, apresenta-se quais os critérios considerados na atualização dos sistemas, identifica-se a possível existência de lacunas que possam interferir para a ineficiência da gestão e utiliza-se um comparativo com os meios e a formulação de trabalhos de gestão da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Universidade Federal do Sergipe - UFS, tendo em vista os princípios de eficiência, transparência e adaptabilidade do serviço público, e que disso dependem a normatização nas ações de gestão no intuito de refletir de maneira positiva no desempenho das atividades, sobretudo, patrimoniais. Pode-se afirmar que as perspectivas propostas pelo SIPAC, enquanto Sistema constituído de ferramentas dentre algumas as responsáveis pela gestão do Patrimônio da UFPI, está sendo readequado enquanto Módulo para atendimento das necessidades, sobretudo informacionais da administração da UFPI e ainda o cumprimento das exigências dos princípios do serviço público? Considerando as práticas de gestão adotadas pela UFPI, realizou-se uma pesquisa através da aplicação de questionário aplicado aos usuários diretos do Sistema, nas instituições retratadas, na busca da relação interveniente entre as propostas do Sistema e os benefícios das ferramentas para uma gestão eficiente. A partir da análise dos resultados do questionário, constatar-se-á se a gestão da UFPI se tornou mais eficiente com o uso do Sistema, através de informações mais transparentes, com irrelevantes margens de erro e quais métodos de melhoria devem ser aplicados para que os servidores manuseiem o sistema em atendimento às informações a serem apresentados aos órgãos fiscalizadores.