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Banca de QUALIFICAÇÃO: REGYNA KLEYDE DE HOLANDA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGYNA KLEYDE DE HOLANDA DUARTE
DATA: 21/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 08- Espaço Integrado I
TÍTULO: OS DOCENTES AFRODESCENDENTES INGRESSANTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DOS PERFIS E PERCEPÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Desigualdades sociais. Desigualdades raciais. Cotas. Trabalho
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O estudo abordará a inclusão de negros no mercado de trabalho no Brasil, ao investigar as cotas raciais, tendo como foco os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, ingressantes através da Lei 12.990, de 09 junho 2014. Objetivamos contextualizar as políticas de ações afirmativas de enfrentamento das desigualdades sociais e raciais no âmbito do trabalho; descrever o perfil socioeconômico e racial traçando as características econômicas, sociais, culturais, e simbólicas dos contemplados; discutir o ingresso e manutenção dos cotistas, conforme as suas percepções no contexto da política de reserva de vagas para negros nos concursos públicos federais no Brasil, especificamente no IFMA. Utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os seguintes autores: Bourdieu (1998), Campos (2012), Creswell (2010) Fernandes (1989) Guimarães (1999), Hasenbalg (1979), Ianni (2004), Marx (1987), Miguel (2000); Minayo (1997), Moura (1988), Santos (2012) e Silva (2014), Strauss e Corbin (1998). A proposta teórico-metodológica do trabalho se baseia na perspectiva da dialética enquanto estilo de pensamento capaz de abarcar o estrutural-funcionalismo, bem como a fenomenologia e o compreensivismo weberiano, conforme explicita Octavio Ianni (2004). A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, mediante a observação direta, aplicação de questionários, bem como o uso da entrevista semiestruturada. Esperamos com a pesquisa investigar os instrumentos de representações das desigualdades sociais e raciais na política de ingresso e manutenção dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, no âmbito do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167739 - CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo ao Programa - 1316848 - ANA BEATRIZ SOUSA GOMES
Notícia cadastrada em: 20/12/2017 15:07
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