• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: DANNIELLE VIEIRA DE SOUSA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANNIELLE VIEIRA DE SOUSA BORGES
DATA: 15/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo 1- CCHL
TÍTULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPI: IMPLEMENTAÇÃO E RESULTADOS (2007-2016)
PALAVRAS-CHAVES: Política Pública. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil. Universidade Federal do Piauí
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados da política pública do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em seus dez primeiros anos de implementação (2007-2016). Para tal, avaliaram-se os resultados da oferta de cursos de graduação na modalidade da Educação a Distância (EaD), na relação quantidade de ingressos versus quantidade de egressos, através do Índice de Eficiência (IE) dos cursos ofertados nos vestibulares de 2007 e de 2012, buscando-se, nesses índices, os fatores que contribuíram para o sucesso ou insucesso desses cursos. Pressupôs-se inicialmente que os resultados da oferta de ensino superior público na modalidade EaD é impactada por fatores contextuais presentes nos polos, tais como infraestrutura e gestão dos cursos. Para a coleta e análise dos dados foi realizado um mapeamento numérico das ofertas de vagas, matrículas e egressos. Todas essas informações no âmbito do estado do Piauí tiveram como base dados disponíveis na UFPI, mais especificamente no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Utilizaram-se procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. De forma complementar, foram realizadas entrevistas com a direção geral do CEAD/UFPI, os coordenadores de cursos e de polos e estudantes egressos dos vestibulares pesquisados. Os achados desta pesquisa apontam para as seguintes conclusões: a EaD da UFPI consegue expandir e interiorizar a oferta de cursos de graduação no estado do Piauí e os motivos que conduzem aos IE estão relacionados a um conjunto de fatores que não se limitam à infraestrutura do polo ou à gestão dos cursos e/ou dos polos, mas, principalmente, à motivação interna do estudante. Com isso, espera-se contribuir para possíveis ações de aprimoramento junto aos cursos e colaborar com pesquisas que tratem da avaliação da política pública da UAB no que se refere aos resultados por ela gerados.  

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo ao Programa - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 09/12/2022 13:35