Banca de DEFESA: ROSIANY DE SOUSA LUZ

DISCENTE: ROSIANY DE SOUSA LUZ
DATA: 06/12/2018
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS DA REGIÃO NORDESTE, SOB A DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação do Desempenho. Eficiência. Universidades federais brasileiras da região Nordeste.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O estudo realizado refere-se a uma avaliação do desempenho das universidades federais brasileiras da região Nordeste, sob a dimensão da eficiência. A avaliação do desempenho é uma técnica gerencial utilizada para o planejamento e tomada de decisão, podendo ser feita a partir de diversas dimensões. A dimensão eficiência do desempenho refere-se à capacidade de produzir mais com a menor quantidade de recursos possível, sejam eles financeiros, humanos, tempo, etc. Esta pesquisa teve como objetivo central avaliar o desempenho das universidades federais brasileiras da região Nordeste, sob a dimensão da eficiência. Para tanto, foram realizadas as avaliações das eficiências padrão, invertida, composta e composta normalizada. O estudo é do tipo exploratório e utilizou autores como Giacomello e Oliveira (2014), Oliveira (2013), Belloni (2000), dentre outros. Utilizou-se o método conhecido como Análise Envoltória de Dados (DEA), que possibilita a comparação entre organizações que desempenham tarefas semelhantes e trabalham com os mesmos insumos e produtos, em quantidades diferentes. Neste estudo, foram considerados como insumos e produtos os indicadores de desempenho instituídos pelo TCU para as IFES, através da Decisão TCU n.º 408/02-Plenário.  Os resultados apontam que as universidades federais brasileiras da região Nordeste que apresentaram o melhor desempenho sob a dimensão da eficiência, nas avaliações dos anos de 2012 a 2016, considerando as variáveis desta pesquisa, foram a UFC e UFCG.

Presidente - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 16:26