• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO FERREIRA COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO FERREIRA COELHO
DATA: 14/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: Gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável: uma análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/2010) na cidade de Teresina – PI
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos. Desenvolvimento Sustentável. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.
PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A grande questão do século XXI sem dúvida é discutir como promover o desenvolvimento da sociedade preservando o meio ambiente para as gerações futuras. Na sociedade contemporânea é cada vez mais crescente o consumo desenfreado de bens não duráveis, em consequência disso também aumenta o descarte inadequado do lixo. Entende-se que uma gestão de resíduos sólidos guarda forte relação com o desenvolvimento sustentável e nesse cenário, o presente artigo tem por objetivo analisar como a cidade de Teresina aplica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através do seu Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), para o desenvolvimento sustentável no que tange a diminuição de resíduos sólidos, o incentivo a reciclagem do lixo, através da educação ambiental e de outras políticas públicas, e o manejo dos produtos com potencial de contaminação do meio ambiente. O estado do Piauí apresenta deficiência na coleta seletiva de lixo, no entanto a capital do estado, Teresina, tem buscado implementar políticas que pretendem gerir de forma responsável os seus resíduos sólidos o que acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento sustentável do município. A metodologia utilizada será predominantemente qualitativa. Será realizada uma pesquisa documental, além de se coletar dados através de entrevistas semiestruturadas com os atores participantes desse processo, observando as especificidades do processo de gestão ambiental dos resíduos sólidos de Teresina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo ao Programa - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/12/2018 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 08/12/2022 13:19