Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉRCIA MARIA CLEMENTINO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÉRCIA MARIA CLEMENTINO SANTOS
DATA: 22/04/2019
LOCAL: SALA 08 - ESPAÇO INTEGRADO DO CCHL
TÍTULO: O SISTEMA Q-ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE À GESTÃO ESCOLAR: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação do Piauí, Campus Teresina Central.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Tecnologias de Informação e Comunicação. Sistemas de Informação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O cenário atual tornou-se um mundo informatizado, onde todos os processos administrativos, entre outros passaram a utilizar softwares que tem por finalidade agilizar, armazenar e proteger informações de uma empresa, governos e instituições de ensino públicas e privadas.  O movimento histórico alcançado no final do século XX, consubstanciado, especialmente, na revolução tecnológica está gerando novos tipos de relações sociais e de poder, bem como profundos transformações na gestão das organizações. Nesse particular, a educação cobra grande importância e a escola sofre os impactos desta revolução. Em geral, a gestão escolar é desenvolvida sob os paradigmas clássicos se utilizando da informática para racionalizar e acelerar funcionamento da burocracia, raramente para experimentar formas de organização e de gestão inovadora. As possibilidades da informática na administração educacional é uma realidade no cenário contemporâneo constituído por uma sociedade informacional. Em particular, os recursos oferecidos por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, quando devidamente utilizados, servem como ferramenta de auxílio ao gerenciamento de informações nas organizações, sejam elas comerciais ou educacionais. O controle de informações acadêmicas, o gerenciamento e o processamento de arquivos eletrônicos de alunos e professores, assim como a otimização na tomada de decisões são contribuições que essas tecnologias apresentam em beneficio de uma escola, principalmente, como instrumento de articulação entre o trabalho administrativo que contempla a secretaria acadêmica e o trabalho pedagógico dos professores e das coordenações de cursos. As organizações necessitam de sistemas de informação para efetuar processamentos diversos do cotidiano institucional, devendo haver uma relação harmônica e integrada entre pessoas, máquinas, dados e software com dependência entre ambos e para sistemas considerados fundamentais pelas organizações se faz necessário a avaliação da qualidade deste sistema a fim de garantir a funcionalidade, a eficiência do uso dos recursos oferecidos e a usabilidade do sistema. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência na gestão escolar no IFPI/ Campus Teresina Central, promovida pelo uso do Sistema Q-Acadêmico. Por isso essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa diagnóstica ou exploratória, de natureza qualitativa e para que este estudo seja realizado de modo satisfatório será necessária a utilização de método de estudo adequado como o estudo de caso.

Externo à Instituição - BRUNO MELLO SOUZA - UESPI
Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 08/04/2019 13:26