A presente pesquisa emerge do paradigma da sustentabilidade, em resposta a crise ambiental ocasionada pela ação humana sobre o planeta, colocando-nos em uma situação de escassez e mitigação dos recursos naturais, essenciais para manutenção dos ecossistemas. Políticas de promoção do desenvolvimento sustentável e ações de minimização de impactos ambientais devem ser temas recorrente nas agendas governamentais de forma a canalizar energias e disseminar respostas e atitudes voltadas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em consonância com uma ecologia equilibrada. Nesse contexto, objetiva-se avaliar a sustentabilidade local de uma instituição de ensino técnico e tecnológico da rede federal de ensino e propor um plano de ação que vise articular o saber ambiental com o planejamento institucional. A metodologia aplicada será do tipo descritiva, de cunho qualiquantitativo ,compreendendo um estudo de caso através de indicadores de sustentabilidade dos principais eixos institucionais: ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo como referenciais teóricos importantes documentos como a Agenda Ambiental da Administração (A3P) e Plano de Logística Sustentável (PLS), relatórios acadêmicos e de gestão..Espera-se que a pesquisa possa contribuir na construção de uma politica institucional agregando valores locais, institucionais e sociais, que garantam a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.