Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA CRISTINA CARVALHO FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA CRISTINA CARVALHO FREITAS
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: Políticas públicas de lazer para idosos no Município de Teresina/PI: análise do Programa "Natação e Hidroginástica na Terceira Idade", desde sua implantação até aos dias atuais
PALAVRAS-CHAVES: Lazer. Idoso. Políticas públicas
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O envelhecimento da população mundial é um fenômeno observado nos países desenvolvidos e naqueles em desenvolvidos, entre os quais o Brasil. As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá 65 anos ou mais. Dada essa representatividade da população idosa no cenário demográfico atual, as políticas públicas voltadas a esse estrato social, até então calcadas na saúde e assistência social, precisam ser remodeladas de forma a contemplar outras necessidades dos idosos, cada vez mais longevos. Assim, ao lado de políticas públicas de saúde, educação, assistência social, habitação etc., as políticas públicas de lazer ocupam espaço importante nas necessidades dos idosos, uma vez que não basta o prolongamento da vida, mas que seja algo saudável, prazeroso, associados ao bem-estar. Com isso, esta pesquisa se propõe a analisar o impacto inicial do Programa “Natação e Hidroginástica na Terceira Idade”, desenvolvido pelo Município de Teresina/PI, em parceria com a Federação do Desporto Aquático do Piauí, a partir da percepção dos idosos enquanto público-alvo. Para tanto, será necessária análise e contextualização do Programa no momento de sua concepção; verificação da abordagem conferida ao “lazer” e ao “idoso” pelos gestores públicos, bem como confrontar a percepção do idoso atendido com os objetivos previstos pelos stakeholders dessa política pública. A pesquisa é qualitativa, com adoção dos seguintes procedimentos: a) revisão da literatura, por meio do levantamento bibliográfico de artigos, dissertações e teses sobre a temática, em língua portuguesa; b) análise documental das proposições legislativas e executivas, projetos de lei, leis e atos normativos do Município de Teresina/PI; e c) coleta de dados por meio de instrumento de pesquisa semiestruturado. Dada a amplitude do universo de pesquisa, foi definida uma amostra probabilística casual simples de dez por cento para aplicação dos questionários. Os dados coletados serão analisados à luz da técnica de análise de discurso de Charaudeau e Maingueneau (2004), tendo em vista que o contexto, as vivências, experiências e trajetória do locutor/idoso se afigura como relevante na construção dos saberes em torno do Programa “Natação e Hidroginástica na Terceira Idade”.

Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Presidente - 1553331 - SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1167645 - SOLANGE MARIA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 11:20