Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA GOMES DE ALCANTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA GOMES DE ALCANTARA
DATA: 19/12/2019
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: GOVERNANÇA PÚBLICA SOB O ENFOQUE DO CONTROLE EXTERNO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
PALAVRAS-CHAVES: Governança Pública. Educação Superior. Universidades Federais. Tribunal de Contas da União.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Inicialmente, a Governança ganhou notoriedade no setor privado, sendo então conhecida como Governança Corporativa. No entanto, o tema também evoluiu para a esfera pública o que resultou no avanço de estudos acadêmicos sobre a Governança Pública. Desde então, o tema tem sido abordado em várias pesquisas e em diferentes perspectivas. Mais recente, as pesquisas sobre a Governança na perspectiva da Educação Superior, principalmente no âmbito das universidades, têm avançado. Por serem consideradas organizações complexas e diversificadas, onde existe um excesso de funções, hierarquizações e lentidão nos processos, demonstram um mundo de oportunidades para este tipo de estudo. No âmbito da Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), assumiu posição central na difusão das boas práticas de governança através de publicações de guias, referenciais, relatórios e acórdãos com recomendações para os devidos órgãos e entidades auditadas e mais especificamente, os levantamentos de governança e gestão públicas publicados em 2014, 2017 e 2018. Diante desse conjunto de orientações e recomendações, esta pesquisa irá analisar as práticas de governança pública no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no intuito de explicar a sua capacidade de governança em estágio intermediário, conforme classificada pelo Órgão de Controle Externo no último levantamento. Metodologicamente, o trabalho será de cunho qualitativo, sustentado por pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem finalística descritiva.

Externo à Instituição - BRUNO MELLO SOUZA - UESPI
Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 15:07