Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYRA CHRISTINA ANDRADE MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYRA CHRISTINA ANDRADE MARQUES
DATA: 19/12/2019
LOCAL: Sala de Vídeo 01 CCHL
TÍTULO: A GESTÃO DO ARQUIVO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ: PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E MEMÓRIA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: gestão de arquivos, gestão de documentos, arquivo acadêmico, patrimônio documental, memória
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A proposta deste trabalho objetiva a discussão envolvendo a temática da gestão documental do acervo acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, a partir do entendimento de patrimônio documental, da sua interação com a memória e a história institucional dispondo do arquivo acadêmico como fonte de acesso à informação, preservação e uso dos registros orgânicos do acervo acadêmico do IFPI aplicando os instrumentos normativos para solidificar o gerenciamento da massa documental. É preciso considerar a importância dos arquivos acadêmicos como produtores de memória institucional, Carpes e Flores (2013) explicam que a guarda documental significa o testemunho da memória da própria Instituição, logo, os arquivos acadêmicos podem ser definidos como conjunto de documentos recebidos ao longo da atividade-fim da instituição de ensino, com propriedade informacional, prova do desempenho das funções, vida acadêmica dos discentes e regras gerais dos cursos administrados na Instituição (BOTTINO, 1994). A pesquisa tem como foco a relação intrínseca entre documento, história e memória, como consequência da preservação do patrimônio documental, trata-se de uma construção que se baseia na noção de arquivos como lugar de pesquisa, de formulação de conhecimento. Portanto, as ações de suporte técnico para consolidação da gestão documental em Instituições de Ensino Superior empregam instrumentos de gestão de arquivo como ponto primordial para unicidade ao acesso à informação, contribuindo para transparência, governança e preservação da memória institucional.

Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Presidente - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo ao Programa - 2174309 - PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
Notícia cadastrada em: 09/12/2019 16:50