Notícias

Banca de DEFESA: CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MENDES
DATA: 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: O MICROCRÉDITO PRODUTIVO E ORIENTADO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS EMPREENDEDORES: uma análise sobre a percepção de valor dos grupos solidários do CEAPE-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Microcrédito Produtivo e Orientado. Desenvolvimento Socioeconômico.Terceiro Setor. Modelagem de Equações Estruturais. WarpPLS.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O microcrédito produtivo e orientado (MPO) representa uma modalidade de crédito direcionada ao fomento das atividades produtivas pequenas, que historicamente estiveram à margem do sistema financeiro tradicional. Governo e sociedade civil, contribuíram para a evolução do microcrédito através da criação e regulamentação de políticas públicas para a geração de renda, que de forma estratégica, anseiam pelo desenvolvimento socioeconômico (DSE) do país. Esta pesquisa analisou, através de um framework, a percepção dos clientes do CEAPE-PI sobre a influência do microcrédito produtivo e orientado no desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores, no município de Teresina-PI. A pesquisa é exploratória, descritiva e foi desenvolvida através da aplicação de uma survey para 115 empreendedores do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE-PI), no período de julho a outubro de 2019, na cidade de Teresina. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais, com base no método estatístico dos mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares). Os resultados da pesquisa confirmam a influência positiva do MPO no DSE dos empreendedores pesquisados. Vale ressaltar, que as dimensões de formação de valor que compõe o MPO (qualidade percebida, satisfação, sacrifício, experiência, valor percebido e intenção de recompra) se mostraram relevantes para o estudo. Essa pesquisa contribui metodologicamente, por utilizar o software WarpPLS 6.0 para avaliar múltiplas unidades de medida, numa relação de um construto para outro. A relação obtida entre o MPO e o DSE se mostrou positiva em todas as dimensões de valor. A fundamentação teórica deste estudo recorreu as abordagens de Schumpeter (1934), Amartya Sen (2000) e Meyer (2002), como referenciais que justificam a relação entre o microcrédito e o desenvolvimento. Os agentes ofertantes do MPO e a organização em estudo CEAPE-PI, podem a partir desta pesquisa, avaliar seu processo metodológico com base na visão do cliente sobre o consumo do crédito orientado, tendo em vista o cumprimento da finalidade social para o qual o microcrédito foi criado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1715497 - ROMINA JULIETA SANCHEZ PARADIZO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 12/02/2020 16:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 09/12/2022 02:48