Banca de DEFESA: WESLEY SILVA ROCHA

DISCENTE: WESLEY SILVA ROCHA
DATA: 14/10/2020
LOCAL: Acesso Remoto (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/adriana-lopes-da-silva)
TÍTULO: Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Parauapebas.
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos sólidos. Gestão ambiental. Gerenciamento. IFPA Campus Parauapebas.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A legislação para a gestão de resíduos sólidos no Brasil obteve seu marco regulatório na sanção da Lei que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por abranger e estabelecer padrões para a gestão dos resíduos sólidos, determinando conceitos e fixando a responsabilidade compartilhada, ou seja, a gestão dos resíduos sólidos passou a ser tratada de uma forma mais articulada entre o poder público, as organizações privadas e a população. Nesta compreensão, as instituições de ensino têm se empenhado em incorporar as políticas de sustentabilidade socioambiental em seus sistemas, promovendo, além da preservação do meio ambiente, a educação ambiental. Entre as instituições públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Parauapebas é uma instituição de educação que compõe a Administração Pública Federal e está ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). O desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, certamente, consome recursos naturais, produzindo resíduos, por isso, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas, sendo fundamentada na hipótese de que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas são precários e inadequados. Os objetivos específicos são: analisar as resoluções, normas internas e outros documentos referentes à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos no IFPA Campus Parauapebas; conhecer, quantificar e caracterizar os resíduos sólidos gerados no IFPA Campus Parauapebas; verificar qual a percepção dos servidores, terceirizados e alunos do IFPA Campus Parauapebas, quanto à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos; e, identificar como são executadas as atividades de educação ambiental no IFPA Campus Parauapebas. Esta pesquisa possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados faz uso da pesquisa documental e pesquisa de campo, com observação in loco, caracterização e quantificação dos resíduos sólidos gerados no IFPA Campus Parauapebas, aplicação de questionários estruturados fechados e de entrevistas estruturadas. De modo geral, os resultados encontrados nesta pesquisa confirmaram a hipótese de que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas são precários e inadequados. Ficou evidente que o gerenciamento de resíduos sólidos não é adequado, todos os resíduos gerados no campus têm disposição final inadequada, a educação ambiental é praticada de forma eventual e o Campus Parauapebas ainda não implementou os instrumentos de gestão ambiental, previstos na política de meio ambiente do IFPA.

Presidente - 1167739 - CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - RENATO ARAÚJO DA COSTA - IFPA
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 08:16