Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA RAQUEL DOS SANTOS SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA RAQUEL DOS SANTOS SOUSA
DATA: 18/03/2021
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E MICRO E PEQUENA EMPRESA: a contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico em Teresina-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo. Micro e Pequena empresa. Crescimento Econômico.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

As últimas décadas do século XX, assistiu a um aumento de interesse acerca do empreendedorismo pelos diversos campos de estudo. Os cientistas que contestam o pensamento econômico convencional se apoiam justamente no pensamento schumpeteriano de que não existe uma marcha automática que leve ao crescimento econômico e desenvolvimento social. Nesse sentido, para que inovações aconteçam, para que ocorra o avanço de técnicas e da ciência, para se alcançar desenvolvimento e crescimento é preciso contar com iniciativas empreendedoras, o que implica compreender no que consistem e como se desenvolvem. As iniciativas empreendedoras têm ampliado a quantidade de empresas por todo o país e, dentre elas, as que mais têm elevado sua participação na economia nacional são as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o empreendedorismo como fator de crescimento econômico em Teresina-PI, através das Micro e Pequenas empresas. Para tanto, sob a abordagem do problema, esta pesquisa apresenta cunho quantitativo e qualitativo. Apresenta-se como relevância acadêmica compreender como o empreendedorismo contribui para o crescimento econômico dessa região, e assim demonstrar a importância de políticas para incentivar e viabilizar os empreendimentos de menor porte. A relevância social desse trabalho busca demonstrar como o empreendedorismo pode transformar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e renda, contribuindo, assim, para a diminuição das desigualdades sociais existentes em nosso país. Tem-se, ainda, como relevância o avanço nos estudos sobre empreendedorismo com destaque para as MPEs no campo organizacional.

Presidente - 1167586 - SAMUEL COSTA FILHO
Interno - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 2488976 - FRANCISCO PRANCACIO ARAÚJO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 15/03/2021 10:44