Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNA EMANUELA SOARES DE LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENNA EMANUELA SOARES DE LEMOS
DATA: 30/03/2021
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: ANÁLISE DO IMPACTO DO PROGRAMA INCLUIR NA POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DE 2014 A 2020 E PERSPECTIVAS FUTURAS
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Programa Incluir. Público-alvo da Educação Especial.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, envolvendo uma perspectiva temporal longitudinal, pois fará avaliações anuais da política de acessibilidade da UFPI, em especial sobre o Programa Incluir ocorrida no lapso temporal de 2014 a 2020. O objetivo geral é analisar como as diretrizes públicas implantadas na UFPI, advindas do Programa Incluir, contribuem para o cumprimento do seu papel na educação inclusiva. Os objetivos específicos são identificar o conjunto de programas, ações e decisões sobre a acessibilidade nos diferentes tipos de deficiência, do período de 2014 a 2020, que já foram desenvolvidos ou estão em fase de efetivação na UFPI; descrever o Programa Incluir e o NAU/UFPI, bem como os principais papéis, ações e atividades desenvolvidas pelo setor e pelo programa; levantar o número de estudantes PAEE que cursam, cursaram e concluíram graduação na UFPI, no período de 2014 a 2020, no Campus Ministro Petrônio Portella; realizar uma investigação institucional da UFPI frente à execução das políticas públicas desenvolvidas pelo Programa Incluir, no Campus Ministro Petrônio Portella; propor ações e estratégias que possam contribuir com o aperfeiçoamento das práticas relacionadas à acessibilidade na UFPI. A pesquisa procurará responder ao problema: As diretrizes públicas provenientes do Programa Incluir permitem à UFPI cumprir seu papel na educação inclusiva? Os procedimentos para coleta de dados ocorrerão inicialmente por meio de um levantamento prévio das documentações institucionais da UFPI sobre acessibilidade, bem como por uma observação direta, onde serão feitos registros fotográficos em distintos locais da UFPI. Posteriormente, será realizada uma análise de conteúdo, com a aplicação de questionários individuais aos estudantes PAEE, e aplicação de entrevista a servidoras do NAU/UFPI, por uso da técnica de grupo focal. Os estudantes participantes serão selecionados por amostragem probabilística aleatória estratificada, composta por 40 alunos, os quais serão agrupados em cinco grupos com oito participantes, separados por tipo de deficiência que possuem. O questionário será aplicado por Google Forms. No caso dos estudantes com deficiência visual, para o preenchimento do questionário no Google Forms será aconselhado o auxílio de algum responsável ou familiar.  A entrevista às servidoras será realizada por aplicativo Google Meet. Será realizado um estudo comparativo entre os questionários e a entrevista, a ser demonstrado por meio de quadros. Também será aplicada uma pesquisa bibliográfica, para melhor análise dos dados coletados.

Externo à Instituição - DANIEL FELIPE VICTOR MARTINS - UFRPE
Interno - 2156366 - FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
Presidente - 1553331 - SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/03/2021 18:58